Blog, Controladoria

Antecipação de recebíveis: o que é e quais as vantagens

Há diversos fatores que podem impactar as organizações. Mais recentemente, com a pandemia, foram necessárias mudanças e adaptações rápidas por parte das empresas em todo o mundo – independente da área de atuação.

Em outros cenários menos radicais, os negócios também podem sentir efeitos negativos que prejudicam o caixa, fazendo-os recorrer a alternativas para cumprir com seus compromissos financeiros. Uma dessas alternativas é a antecipação de recebíveis, tema deste artigo.

Acompanhe a seguir.

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis consiste em um recurso financeiro que, como o próprio nome diz, antecipa alguns valores a serem recebidos antes do período previsto. É uma operação legalizada e deve ser realizada por empresas especializadas no ramo.

Neste contexto, a organização recebe valores que podem ser correspondentes a:

  • Vendas a prazo;
  • Compras feitas com parcelamentos;
  • Depósitos em conta:
  • Carnês;
  • Recebíveis do cartão de crédito;
  • Cheques pré-datados.

Quando utilizar a antecipação de recebíveis?

Se há dúvida quanto a recorrer à antecipação de recebíveis, lembre-se que acompanhar o planejamento orçamentário é essencial para tomadas de decisões e não prejudicar um negócio. Confira em quais momentos é indicado considerar:

  • Pagamento de despesas: se o seu negócio teve uma despesa inesperada – com um maquinário, por exemplo – a antecipação é uma opção para não prejudicar o caixa da empresa e a produtividade da sua produção;
  • Aumentar o capital de giro: o capital de giro é essencial para garantir a estabilidade da organização, por isso, em alguns momentos pode haver a necessidade de aumentá-lo;
  • Manter o fluxo de caixa positivo: para evitar a inadimplência e mais prejuízos para a empresa, é uma forma de manter a saúde financeira a curto prazo e o fluxo de caixa no azul.

Quais as maiores dificuldades para antecipar os recebíveis?

Um dos desafios das áreas financeiras pode surgir no momento de gerir os valores antecipados em planilhas eletrônicas. As análises podem ser prejudicadas e comprometer as estratégias. Por isso é importante que a gestão da área esteja preparada e atualizada para oferecer os valores corretos.

Para a validação de cálculos – por exemplo – se os resultados não forem precisos, irão impactar todo o negócio. Portanto, para realizar ações e decidir por antecipar recebíveis de maneira eficiente, o planejamento é fundamental para não prejudicar a empresa no futuro.

Quais as vantagens para a gestão?

Em cenários específicos, a antecipação de recebíveis pode ser uma opção segura para manter a saúde financeira da organização. Agora, conheça algumas vantagens de adotar a prática.

Aumenta a liquidez

Antecipar valores a receber impacta, em primeiro lugar, a liquidez do seu negócio. É interessante a curto prazo e, a depender do contexto, pode ser um grande diferencial para contornar determinadas situações financeiras.

Fácil contratação

Por ser um recurso de baixo risco, você terá facilidade para contratar uma empresa especializada no ramo, com taxas menores e menos burocracia em comparação ao empréstimo, por exemplo.

Evitar empréstimos

Em situações de emergência, é uma alternativa mais segura e com menor repercussão financeira a longo prazo em comparação à contratação de um empréstimo. Neste sentido, protege a empresa em investimentos futuros e garante a estabilidade a médio e longo prazo.

Diminuir o risco de inadimplência

Com o recurso necessário para arcar com os compromissos financeiros e gerenciar as contas, a empresa diminui o risco de não cumprir prazos e ficar inadimplente. Dessa forma, mantém as contas em dia e não prejudica o seu negócio.

Antecipação de recebíveis e empréstimo são a mesma coisa?

Não, antecipação de recebíveis e empréstimo não são a mesma coisa e tem premissas distintas para as instituições financeiras.

Empréstimos costumam ser:

  • Mais caros, já que os bancos cobram juros mais altos;
  • Mais burocráticos, com a necessidade de aprovação de crédito e risco antes de aprovar um empréstimo.

Na antecipação de recebíveis, o recurso já é da empresa – que oferece suas contas (recurso) a receber como garantia – e, o que está sendo feito é apenas adiantar este valor, diminuindo o risco de inadimplência. As instituições que realizam essa transação pagam valores similares ou abaixo do que se deve receber, com juros e condições mais atraentes.

Software Alstrategy Fluxo

A importância da boa gestão de tesouraria no processo

É preciso ter e/ou desenvolver uma gestão de tesouraria eficiente para que análises de caixa e fluxo aconteçam de forma correta. Nesta questão, a boa gestão faz toda diferença para evitar que a antecipação de recebíveis torne-se prejudicial a médio e longo prazo.

Justamente, entender o conceito desse recurso financeiro e em quais os contextos é recomendável utilizá-lo, é imprescindível no momento de tomar uma decisão.

Com um software de gestão de tesouraria, é possível tornar todo esse processo mais transparente e seguro, trazendo as informações necessárias rapidamente e facilitando as análises, bem como para demonstrar a real situação financeira do negócio.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: antecipação de recebíveis, fluxo de caixa

Blog mais lidos