Blog, Controladoria

A importância de desenvolver uma cultura orçamentária na empresa

Há elementos e ações necessários para o sucesso de um negócio, entre eles está a cultura orçamentária. Seu conceito refere-se a como a empresa lida desde a elaboração e planejamento do orçamento, até a sua execução no dia a dia.

Organizações que mantêm uma forte cultura orçamentária conseguem tomar decisões de maneira mais estratégica e eficiente — um objetivo comum para negócios de qualquer segmento. Para tanto, é importante saber o que define essa cultura e como ela pode ser aplicada.

Desenvolvemos este conteúdo para que você entenda o conceito de cultura orçamentária, os motivos e os benefícios de aplicá-la na empresa, além de dicas para fomentá-la na sua organização. Confira a seguir.

Software Alstrategy Fluxo

O que é cultura orçamentária?

Para começar, é necessário definir o que é cultura orçamentária para que, dessa forma, os gestores entendam quais são os aspectos que permeiam este elemento tão importante. Neste sentido, é a cultura relacionada ao orçamento abrange todas as atividades financeiras do negócio.

A atuação da cultura orçamentária deve ser vista como parte estratégica da gestão orçamentária, uma vez que, a partir do seu fomento, os gestores poderão utilizá-la para guiar as decisões com base em dados financeiros confiáveis. Assim, a empresa consegue direcionar ações de maneira mais segura, visando impulsionar os resultados como um todo.

Por que utilizar na empresa?

Independente do tamanho ou segmento de atuação de um negócio, a cultura orçamentária pode se tornar uma ferramenta importante para a empresa ter maior controle das despesas e consiga tomar melhores decisões financeiras para o futuro.

A partir dessa ferramenta, ainda é possível fazer análises mais aprofundadas da gestão orçamentária e identificar potenciais gargalos e oportunidades. Para alcançar esta eficiência, é fundamental que a cultura orçamentária seja, cada vez mais, difundida no cotidiano dos gestores.

Neste cenário, os envolvidos terão uma visão clara e alinhada ao planejamento estratégico. Assim poderão contribuir mais ativamente com os objetivos, além de ter dados reais e atualizados sobre o orçamento empresarial.

Benefícios da cultura orçamentária

Implementar a cultura na gestão orçamentária pode trazer diversas vantagens para a organização a longo prazo, impactando na sua capacidade de se desenvolver e diferenciar-se no mercado.
Alguns desses benefícios são:

  • Maior controle das despesas;
  • Mais clareza na tomada de decisões;
  • Análises mais aprofundadas da gestão;
  • Melhor aproveitamento de oportunidades.

Como aplicar na sua empresa

Neste ponto, é preciso destacar que, quando falamos sobre cultura — seja ela qual for — em uma empresa, precisamos considerar os aspectos organizacionais como um todo. Portanto, tenha em mente que mudanças não acontecem do dia para a noite. Por isso, é necessário persistência para que a aplicação da cultura orçamentária seja cada vez mais forte e constante.

Abaixo, listamos 5 dicas para que você possa otimizar esse processo:

1. Mapeie como o orçamento é construído

O primeiro passo é entender de que maneira o orçamento é desenvolvido, identificando aspectos que podem ser melhorados na gestão financeira. Se possível, envolva pessoas estratégicas de cada área da empresa, de maneira a garantir que todos os pontos relevantes sejam levantados.

2. Elabore um processo que envolva todas as áreas

Agora que você mapeou o orçamento com o apoio das áreas, é hora de elaborar um processo que consiga envolver cada setor. Dessa forma, os gestores podem contribuir ativamente para o planejamento orçamentário e trazer diferentes perspectivas para o processo.

3. Conte com todos os gestores

É essencial que todos os gestores estejam envolvidos na iniciativa para que ela ganhe força e seja vista como parte essencial da cultura da empresa. Assim, ao demonstrar o comprometimento com a cultura orçamentária, também se tornam responsáveis por implementá-la e aplicar seus processos no dia a dia das equipes e, por consequência, de todo o negócio.

4. Busque uma ferramenta que apoie o processo

Para as atividades serem mais facilmente inseridas na rotina de trabalho, é importante que elas sejam desempenhadas de maneira fluida. É possível contar com ferramentas para contribuir com o processo, como um software de gestão orçamentária, que pode ser utilizado por gestores das diversas áreas.

5. Acompanhe o planejamento frequentemente

Acompanhar de perto o planejamento orçamentário faz parte de uma rotina para garantir que, caso alguma mudança impacte no orçamento, os prejuízos possam ser menores. Por outro lado, também permite identificar pontos de melhoria e formas de otimizar recursos.

Invista na cultura orçamentária

Desenvolver a cultura orçamentária é determinante para o crescimento sustentável dos negócios. Isso porque, se deixada de lado, pode causar efeitos negativos no caixa, o que pode gerar prejuízos que podem ser incalculáveis e dificultar uma ascensão pretendida pela empresa.

Por isso, sua implementação irá garantir a viabilidade e saúde financeira de uma organização, de maneira a possibilitar a continuidade e progressão do seu negócio. Assim, compreende-se que é necessário cultivar a cultura orçamentária para que se possa alcançar os objetivos.

Fomentar a cultura orçamentária internamente e apostar nos seus benefícios a longo prazo, tende a trazer excelentes resultados, principalmente quando esse processo é apoiado por uma ferramenta de gestão orçamentária, como o AllStrategy Plano, ideal para apoiar o desenvolvimento dessa cultura na sua empresa.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, planejamento estratégico, planejamento financeiro, Planejamento Orçamentário
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital