Planejamento de vendas: Por que é tão importante?

Questionar a importância do planejamento de vendas parece um tanto clichê, não é mesmo? No entanto, não é tão simples quanto parece. Planejar as vendas não é somente determinar metas. É se cercar de todos os detalhes e fatores que podem interferir nos objetivos traçados ao setor.

Planejamento de vendas

Vamos supor que Lucas seja gerente de uma grande rede de lojas de calçados. Esse ano, ele traçou a meta de crescer 15% nas vendas de sandálias femininas no primeiro trimestre. Lucas sentiu que o mercado estaria aquecido para tal modelo de calçado e apostou suas fichas em campanhas para tal produto. Mesmo sabendo que um dos seus principais pontos de vendas precisava de reformas, preferiu esperar o período de férias escolares passar, visto que no ano anterior não tinha conseguido iniciar a reforma como havia previsto.

Planejamento de vendas

O que o Lucas não sabia, era que naquele período em específico, houve uma mudança climática que fez chover além do normal, fazendo com que vendesse mais botas do que sandálias. Além disso, as chuvas torrenciais, agravaram ainda mais a estrutura danificada da loja principal, levando-a fechar as portas.

 

Planejamento de vendas

O Lucas poderia ter evitado o impacto negativo de tais fatores no fluxo de caixa realizando o planejamento de vendas alinhado com uma projeção orçamentária eficiente. Desta forma, ele poderia ter realizado o planejamento de investimentos para projetar as despesas com a reforma, ter realizado a projeção de cenários para testar as estratégias almejadas, levando em consideração as possíveis variações climáticas.

Planejamento de vendas

Além disso, o planejamento orçamentário possibilita a criação de modelos de despesas e receitas para auxiliar em um controle financeiro mais assertivo. É possível também, realizar planejamento de RH, gestão matricial de despesas, mapa estratégico, entre outros recursos.

Planejamento de vendas

Para uma melhor eficácia da gestão orçamentária, é necessário realizar a análise de performance do planejado x realizado, para monitorar se tudo está caminhando conforme o desejado. Caso aconteça desvios no orçamento empresarial, é possível realizar forecast e ajustar os valores para ao que foi decidido inicialmente.

 

Otimize o processo orçamentário

Para agilizar o processo orçamentário da empresa e proporcionar mais eficiência, segurança e transparência ao gerenciamento financeiro, é importante se render aos avanços da tecnologia. Hoje em dia, muitas companhias estão utilizando software de gestão financeira para automatizar o planejamento orçamentário e facilitar a vidas dos profissionais de controladoria e gestão.

Planejamento de vendas

Tal ferramenta possibilita realizar todos os recursos citados acima em uma velocidade incrível e de forma muito mais segura. Além disso, a consolidação de resultados é realizada em poucos segundos e os relatórios são de fácil visualização, proporcionando maior assertividade e uma tomada de decisão mais rápida. Vale a pena pesquisar e escolher o modelo que mais se adequa às necessidades da sua empresa.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.