Orçamento contínuo: O que é e como usar na sua empresa.

Planejamento é um assunto recorrente aqui no blog. Tal recurso é indispensável para atingir metas e objetivos assertivamente, evitando falhas ao longo do processo. Para uma gestão orçamentária eficiente, o planejamento financeiro é utilizado pela maioria das empresas para manter melhor um controle das finanças.

Orçamento contínuo

Normalmente, as empresas escolhem os meses entre Setembro e Outubro para desenvolverem o orçamento do próximo ano e somente depois de três meses de realizado, fazem a primeira revisão, para ajustar os valores em desalinho, para manter o que foi decidido no planejamento.

Orçamento contínuo

O orçamento contínuo propõe uma temática diferente, saindo desse modo mais engessado que a maioria das empresas adotam. Nesse artigo, iremos explicar o que é e como utilizar esse recurso, para uma melhor assertividade no controle orçamentário.

 

Orçamento contínuo

O conceito de orçamento contínuo está como o próprio nome já diz, uma constante. Isto é, um acompanhamento recorrente entre o planejado x realizado, estabelecendo uma periodicidade maior nas revisões orçamentárias, conhecidas pelos profissionais de controladoria e gestão como: Forecast.

Orçamento contínuo

Desta forma, os envolvidos no processo orçamentário analisam o real perante ao orçado e realizam mensalmente as correções identificadas, de acordo com a necessidade da empresa. O importante é criar o hábito de estar constantemente a par do que está acontecendo no orçamento.

Orçamento contínuo

Assim, é possível detectar falhas com mais antecedência, agilizar a tomada de decisão e tornar o processo mais dinâmico. O planejamento deixa de ser somente uma questão orçamentária e passa a ser estratégica também, visto que é possível realizar mudanças e traçar diretrizes em menos tempo.

 

A ajuda vem da tecnologia

Uma das desvantagens relacionadas ao orçamento contínuo é o alto custo gerado pela constante atualização dos orçamentos gerados. Com uma atenção mais incisiva da equipe em torno dos dados gerados, ainda mais quando o orçamento é realizado em planilhas, pode dificultar o processo.

Orçamento contínuo

É crescente o número de empresas que estão adotando o uso de software de gestão orçamentária para otimizar a projeção orçamentária. Além de proporcionar muito mais rapidez, segurança e eficiência na composição do orçamento, é possível realizar as revisões de forma automatizada, de acordo com a necessidade da instituição.

Orçamento contínuo

O software possui inúmeras vantagens, como o planejamento de folha de pagamento, vendas, investimento, além da possibilidade de criar modelos de despesas e receitas, análise de DRE, projeção de cenários, mapas estratégicos e em alguns casos até mesmo gestão matricial de despesas. É intuitivo, fácil de usar, seguro e proporciona a consolidação de resultados muito mais rápida que outros métodos.

Vale a pena pesquisar a respeito e verificar se atende as necessidades da sua empresa.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes socais. Deixe seu comentário abaixo.