Blog, Tesouraria

Software para tesouraria: por que sua empresa deve usar?

Software para tesouraria: por que sua empresa deve usar?

A gestão de tesouraria é essencial para o crescimento de negócios que desejam se manter competitivos no mercado. Considerada área estratégica para a empresa, a tesouraria permite que os recursos para executar atividades sejam direcionados corretamente.

É imprescindível que todas as despesas e compromissos passem pelo setor e cada informação é importante para garantir a saúde financeira da organização — certificando-se que cada recurso chegue até o seu devido destino e seja investido nas atividades previstas.

Com uma função tão determinante para uma boa gestão empresarial, torna-se necessário investir em ferramentas que otimizem a rotina da tesouraria. Assim, a tecnologia surge como uma possibilidade para ajudar os gestores, contribuindo com mais rapidez e eficácia.

A seguir, você vai entender quais funcionalidades são fundamentais na busca por um software de tesouraria e quais as possíveis contribuições para sua empresa ao adotar essa ferramenta no dia a dia.

Software Alstrategy Fluxo

O que faz um software para tesouraria?

Responsável por operar todo o caixa da organização, a tesouraria é um setor-chave para as empresas. Um software funciona como suporte no gerenciamento deste setor, por contribuir na consolidação dos dados em apenas um lugar.

Dessa forma, com o uso de software, é possível visualizar as informações financeiras — contas bancárias, centros de custos, etc — de determinado período em um só sistema. E isso, sem dúvidas, auxiliará na produtividade da área.

Neste sentido, ter acesso aos dados (e em tempo real) permitirá ter mais previsibilidade para alinhar as estratégias da organização. Isso será possível a partir dos recursos de um software para tesouraria, que também contribuirão diretamente com o desenvolvimento da empresa, que poderá seguir com planejamentos e direcionamentos mais certeiros.

Principais funcionalidades para buscar

Algumas funções oferecem grande vantagem na rotina de trabalho da tesouraria, transformando as atividades da gestão empresarial. Confira algumas funcionalidades a serem consideradas para decidir por um software.

Visualização personalizada de caixa

Acompanhar informações financeiras em formatos específicos (como bancos, contas ou status de documentos, por exemplo) auxiliará os gestores a terem conhecimento do que, de fato, é importante para o negócio. Além de facilitar nas análises, também deixa clara a situação financeira da empresa.

Comparação de posições de caixa

Acompanhar as mudanças do caixa da empresa ao longo do dia pode ser um desafio. Essa é uma função que deve ser executada diariamente e, considerando o volume de ações (pagamentos, recebimentos), como identificar tudo o que mudou de maneira clara?

Com a comparação de posições, é possível visualizar todos os documentos adicionados, excluídos, alterados e liquidados, tornando as análises mais assertivas.

Integração com ERP

É pouco produtivo utilizar um software de tesouraria sem integração com ERP*. Por isso, deve-se considerar se o sistema escolhido conta com a integração para automatizar o processo e torná-lo mais seguro. Do contrário, as informações precisarão ser atualizadas de forma manual, o que demanda mais tempo e energia dos gestores.

*ERP = Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais)

Acompanhamento de documentos atrasados e previstos

Acompanhar quais documentos estão atrasados — e por quanto tempo — é fundamental para garantir uma gestão empresarial eficiente. Dessa forma, é possível apoiar a tomada de decisão dos gestores e entender os impactos que cada documento previsto terá nas finanças da empresa.

Torne sua tesouraria mais ágil e automatizada

Ainda que a gestão da tesouraria seja possível por meio de planilhas, isso pode tornar as atividades mais lentas. Além disso, vários fatores precisam ser observados durante o processo para garantir a confiabilidade dos dados para orientar as decisões da empresa — abrindo possibilidade de erros acontecerem durante o preenchimento.

Investir em uma solução automatizada, como um software para tesouraria, também é uma forma de apoiar o crescimento da empresa. Além de otimizar atividades corriqueiras, um software oferece segurança e a chance de um controle mais assertivo de todos os processos.

A importância da tecnologia na gestão

Empresas de todas as áreas buscam cada vez mais por recursos que tornem as atividades — sejam elas operacionais ou estratégicas — mais ágeis. Desde as tarefas mais simples, como o preenchimento de planilhas, até o gerenciamento organizacional em sistemas robustos, a tecnologia traz informações mais claras e torna visível o que é essencial.

Neste contexto, é importante escolher um software para tesouraria com funcionalidades que facilitem de fato o dia a dia, e que possam contribuir com processos mais assertivos. Ao investir em uma ferramenta para garantir a confiabilidade das informações, as estratégias são direcionadas com base em dados seguros.

Conheça o AllStrategy Fluxo, a nova solução da AllStrategy capaz de avaliar em tempo real o impacto das suas decisões estratégicas e visão completa de caixa.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Fluxo, fluxo de caixa, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital