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Metas empresariais: como definir 5 estratégias para aplicação

Definir metas empresariais que estejam dentro do escopo da sua organização pode ser um tanto trabalhoso, pois requer um amplo planejamento e exige empenho da gestão responsável. 

Diariamente, estamos envolvidos com pequenas metas cotidianas. Às vezes a meta do dia é concluir um trabalho, ou então fazer o almoço dentro do horário estipulado para buscar o filho na escola. 

Por isso, é preciso concentração, destreza e análise para mirar e acertar o alvo com proficiência. Esses itens são parte dos elementos necessários para traçar um bom planejamento estratégico que faça seu negócio prosperar. 

Você tem dúvidas sobre como definir metas empresariais? Então, continue a leitura deste artigo para encontrar dicas e aplicações que te conduzirão até suas metas.   

Índice – Neste artigo, você encontrará: 

  1. Qual a diferença entre meta e objetivo? 
  1. Por que estabelecer metas empresariais? 
  1. 5 estratégias para definir metas empresariais 

Qual a diferença entre meta e objetivo? 

É comum pensar em meta e objetivo como sinônimos, mas dentro do planejamento estratégico ambos apresentam diferenças, e compreendê-las auxilia na estruturação de um plano para atingi-las. 

O objetivo é o intento final para onde o roteiro proposto vai nos levar. Geralmente, ele é amplamente descritivo, tem passo a passo e mostra de forma bem delineada o que se deseja alcançar. 

A meta, por outro lado, representa o estabelecimento de pequenos marcos atingíveis para o avanço em relação ao objetivo final. Portanto, as metas são passos dados conscientemente nessa direção, orientados por meio do planejamento e levando em conta o desenvolvimento durante o processo.  

Resumidamente, o objetivo é o desejo final. Já meta representa as etapas para alcançar o objetivo. Ambos fazem parte da estratégia de crescimento empresarial. 

Por que estabelecer metas empresariais? 

As metas norteiam o planejamento estratégico dentro do ramo empresarial, afinal, é importante saber o que fazer e como fazer. Sendo assim, as metas são instrumentos essenciais para alcançar seus objetivos. 

Atingir tais metas requer certo esforço para seguir o que foi planejado previamente. Ninguém bate metas agindo sem saber para onde ir, portanto, metas bem estabelecidas devem ser convertidas em boas estratégias. 

Conforme o planejamento estratégico é seguido, outros benefícios atrelados ao estabelecimento de metas surgem. Veja, abaixo: 

Tempo 

Quando a empresa persegue uma meta, ela acaba otimizando tempo e esforços para atingi-las de forma gradual. Portanto, é possível prever e precaver-se contra problemas e, principalmente, apontar os pontos positivos e ressaltar aqueles que necessitam de atenção. 

Foco 

Se o foco está direcionado para concluir etapas, a gestão empresarial não fica perdida atrás de algo ainda distante e ela conseguirá extrair o melhor de seus colaboradores, para que todos possam trilhar um caminho seguro e avançar dentro do planejado; 

Recursos 

Seja mão de obra, maquinário ou matéria-prima, uma visão estratégica e clara é capaz de distinguir a melhor forma de alocar recursos. Por isso, as metas são importantes até mesmo quando não alcançadas, pois apontam as fragilidades que a empresa deve melhorar para evitar desperdício financeiro infrutífero.  

Leia também: Mapas estratégicos: alcance metas com objetividade 

5 estratégias para definir metas empresariais 

Como vimos até aqui, não adianta simplesmente sonhar e ignorar a importância das metas na conquista desse sonho — é preciso ir além. 

Então, o passo seguinte é saber como estabelecer as metas da sua empresa. Para isso, separamos cinco itens estratégicos para você aplicar na hora de construir suas metas: 

Tenha um objetivo claro 

Você sabe aonde quer chegar? Essa é uma pergunta simples que não pode ser ignorada, pois manter a clareza do seu objetivo guia a criação das metas para buscá-lo. 

Portanto, é impossível ter uma meta estabelecida sem saber para onde ela levará sua empresa. 

Determine um orçamento para as metas empresariais

Agora que você sabe aonde quer chegar e como chegar lá por meio das metas criadas, é preciso estudar a viabilidade de todo o plano antes de agir. Determinar um teto para investir nas suas metas evita o desperdício de mão de obra, gastos desnecessários e esforço desnecessário.     

Estabeleça indicadores de desempenho 

As metas levadas adiante devem ser mensuráveis e ter um nível de detalhamento acessível e transparente. Todos os aspectos das metas possuem uma forma específica de mensuração e indicam seu desempenho dentro do planejamento construído.  

O indicador de desempenho é excelente para medir o desenvolvimento da meta dentro do planejamento. 

Acompanhe a evolução das suas metas empresariais

Todas as metas necessitam de acompanhamento recorrente até serem atingidas (ou substituídas, como veremos abaixo). A gestão das metas é a ferramenta que permite analisar sua evolução dentro do tempo esperado, certificar sua efetividade e entregar dados que contribuem para planejar os próximos passos.      

Corrija a rota se precisar     

Se os indicadores de desempenho apontam números negativos e a evolução da meta pode acarretar prejuízos, talvez seja a hora de substituí-la por outra mais eficiente que corresponda às necessidades atuais da empresa.  

Às vezes, é necessário tomar outro caminho para atingir o destino desejado, e estando com os indicadores de desempenho e do acompanhamento das metas em mãos, isso se torna possível.   

Ferramenta imprescindível 

Estabelecer objetivos é importante para desenhar o crescimento e se destacar entre os concorrentes, mas são as metas que conduzirão sua empresa aos patamares desejados, etapa por etapa.  

Deste modo, o planejamento estratégico empresarial é o grande aliado para bater todas as metas estipuladas e impulsionar a evolução dos seus planos, sempre ao lado da análise de desempenho e da evolução de cada parte do processo. 


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Tags: Gestão Orçamentária, metas empresariais, planejamento estratégico