Blog, Tesouraria

Gestão de tesouraria: como tomar melhores decisões financeiras?

Gestão de tesouraria: como tomar melhores decisões financeiras?

O mercado exige que as empresas consigam adaptar-se rapidamente às mais variadas situações, mas é essencial que as mudanças sejam feitas assegurando sua saúde financeira. Para uma gestão empresarial eficiente, é fundamental garantir os recursos necessários — independente do contexto.

É dessa forma que a gestão de tesouraria atua na estruturação dos negócios, para diminuir os riscos operacionais e financeiros da organização. Tão importante quanto tomar as decisões certas, é ter condições para isso.

Entenda a seguir o que é a gestão de tesouraria, quais atividades envolvem esta área e como é possível tomar decisões mais estratégicas a partir dela.

Software Alstrategy Fluxo

O que é gestão de tesouraria?

A gestão de tesouraria atua como o controle de todos os processos que envolvem o setor. A partir deste gerenciamento, é possível compreender a situação financeira da empresa.

Um setor cada vez mais relevante — independente da dimensão e/ou área de atuação, a tesouraria é responsável por lidar com todas as finanças que envolvem a organização. É também a fonte de dados para tomadas de decisões e estratégias importantes.

O que faz a tesouraria na empresa?

É papel da área garantir a estabilidade financeira, para manter as contas em dia e organizadas. É o que mantém toda a estrutura do negócio em funcionamento, por ser quem direciona os recursos para seus devidos fins. Conheça mais atividades que envolvem o setor.

Gestão de contas a pagar e receber

Uma das funções mais básicas da tesouraria, a gestão de contas a pagar e receber é responsável por acompanhar e honrar os compromissos financeiros do negócio. Deve garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente, para não prejudicar o caixa da empresa.

Controle de fluxo de caixa

Atividade importante para o financeiro da empresa, a gestão da tesouraria também é encarregada por documentar todas as entradas e saídas, com seus respectivos prazos e origens, realizando o demonstrativo do fluxo de caixa quando requisitado.

Gerenciamento de fornecedores e clientes

Para garantir que as informações sobre fornecedores e clientes estejam corretas, cabe à tesouraria a gestão desse relacionamento. Para situações que podem ocasionar atraso, por exemplo, é a área que deverá entrar em contato com os fornecedores e clientes para renegociar prazos.

Análise de investimentos

Para uma gestão empresarial eficiente e que vise o crescimento do negócio, também é responsabilidade da área analisar quais os investimentos podem impulsionar a empresa. Dessa forma, a tesouraria atua para investir em aplicações que apoiem o alcance dos objetivos da organização.

Avaliação da necessidade de captação de recursos

Parte da rotina da tesouraria, uma das funções essenciais para garantir o equilíbrio das contas é buscar acordos como as linhas de crédito, mais vantajosas para o negócio. Assim, evita a necessidade de recalcular sua rota devido aos impactos negativos no caixa da empresa.

Como a tesouraria apoia a tomada de decisões?

É a partir das informações da área que se pode entender a verdadeira situação da gestão orçamentária, para apoiar os processos de decisão de maneira mais estratégica. Dessa forma, com dados relevantes sobre as condições financeiras da empresa, os gestores podem orientar ações futuras da marca.

Entretanto, não basta ter acesso aos dados. É preciso que estes sejam confiáveis e garantam a integridade das informações, com o que é, de fato, relevante para decidir o futuro do negócio. É neste cenário que a automação surge como uma possibilidade, proporcionando mais segurança para os números e insights poderosos para a gestão traçar estratégias.

A tecnologia na gestão empresarial

A tesouraria tem papel fundamental para a saúde de qualquer empresa, seja ela de grande ou médio porte. É a partir de uma gestão de tesouraria eficiente que a organização conseguirá dar os próximos passos em direção ao sucesso.

Sendo um braço importante para a área financeira, a gestão de tesouraria torna-se fonte principal de informações para basear as escolhas de curto a longo prazo. Portanto, investir na tesouraria é, também, investir em uma gestão mais ágil e estratégias mais assertivas.

Para uma atividade tão importante, conte com o apoio de softwares como o AllStrategy Fluxo para apoiar e ter controle total dos recursos da sua empresa.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Gestão Orçamentária, Planejamento Orçamentário, tesouraria

Blog mais lidos