Tecnologia 5G: O que irá mudar na gestão da sua empresa

Tecnologia 5G: O que irá mudar na gestão da sua empresa
18/01/2019 | Transformação Digital

Se hoje os usuários de dispositivos móveis enfrentam alguns problemas de conexão com a rede 4G, a promessa para 2020 é uma velocidade muito maior e uma cobertura ainda mais abrangente para os usuários de redes móveis.

A tecnologia 5G

Enquanto a rede 4G oferece aproximadamente 45Mbps, a tecnologia 5G será 10 a 20 vezes mais rápida, podendo alcançar até 1Gbps. Claro que a velocidade que o usuário irá receber dependerá do espectro de radiofrequência que a operadora utilizará e o investimento realizado em equipamentos para garantir uma melhor qualidade do serviço.

A rede utilizada atualmente se encontra congestionada e, portanto, não supre de maneira satisfatória a demanda dos usuários. Para quem faz um grande número de downloads, assiste filmes, faz vídeo chamadas, entre outros, a nova tecnologia trará benefícios.

Será necessário trocar de celular?

A tecnologia 5G é mais estruturada em lidar com a diversidade de dispositivos existentes no mercado e ao contrário do que aconteceu com o 4G no seu lançamento em 2009/2010, não será necessário trocar de celular ou esperar muito para obter um sinal de qualidade. Além dos aparelhos atuais estarem mais modernos e aptos à novas demandas, a nova tecnologia só será lançada quando as novas redes estiverem prontas e isso está previsto somente para o final de 2019.

Além disso, provavelmente os usuários não sentirão uma grande diferença imediatamente depois do lançamento, já que há um hiato de tempo até que tudo se estabilize.

O que muda para as empresas

Se o dia a dia das pessoas vai melhorar com a tecnologia 5G, é claro que os benefícios refletirão no ambiente corporativo. Softwares e aplicativos, que cada vez mais seguem a tendência de estarem na nuvem, poderão ser melhor utilizados e novas tecnologias poderão ser desenvolvidas com a disponibilidade de uma rede móvel ainda melhor.

Há uma infinidade de possibilidades para diversos segmentos do mercado, setores e cargos, que poderão desfrutar da tecnologia 5G, para melhorar seus processos internos e assim, contribuir para a transformação digital de suas empresas. Com uma cobertura melhor, um sinal mais consistente e com mais velocidade, será possível realizar transmissões mais seguras e rápidas, ter mais eficiência na utilização de aplicativos corporativos como CRMs e softwares de planejamento estratégico, e ainda possibilitar deslocamentos que não afetem a conexão com o ambiente físico. 

Mais além ainda

Até mesmo uma área como a de controladoria, por exemplo, na qual os profissionais utilizam softwares de gestão na nuvem, poderá usufruir da tecnologia 5G. Um exemplo são os softwares para planejamento financeiro que disponibilizam o aplicativo móvel para acompanhar e gerenciar o orçamento da empresa, proporcionando o monitoramento de indicadores e planos de ação, de qualquer lugar e a qualquer hora.

A tecnologia 5G irá proporcionar maior performance e velocidade para estes aplicativos. Softwares para gestão orçamentária e estratégica são apenas um dos vários sistemas que serão beneficiados por esta novidade tecnológica. Aplicativos para planos de ação e indicadores também terão sua performance otimizada com o aumento da velocidade e qualidade da internet. Desta forma, o controle e interação com a equipe de controladoria e gestão ficarão ainda melhores.

Leia Também

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

09/04/2020

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

Existem momentos que o cenário econômico nos obriga a tomar algumas medidas para proteger o caixa da empresa. Estamos vendo essa situação atualmente: as organizações estão olhando com muita atenção para suas despesas a fim de entender o que realmente é necessário para o funcionamento da operação empresarial, e o que, pelo menos provisoriamente, pode ser pausado. [Leia mais]

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

03/03/2020

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

Recentemente, a Deloitte, empresa especializada em consultoria, auditoria e assessoria financeira, divulgou a pesquisa Agenda 2020, que aborda quais são as expectativas e intenções do mercado para o ano corrente. O objetivo do estudo é mapear as tendências e formas de pensar dos empresários, além de sinalizar movimentos que possam impactar as organizações em médio e longo prazos. [Leia mais]

Orçamento empresarial na nuvem: É seguro?

18/06/2019

Orçamento empresarial na nuvem: É seguro?

Há alguns anos, o termo “armazenamento na nuvem” gerava muitas dúvidas. Havia muitas dúvidas sobre onde estaria a tal nuvem. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.