Orçamento empresarial projetado: Entenda os benefícios

Orçamento empresarial projetado: Entenda os benefícios
Publicado em 14/09/2017 - Atualizado em 13/05/2021 | Planejamento Orçamentário

O ano acabou. Não propriamente dito, mas estamos caminhando para o fim desse semestre e, muito em breve, as lojas já estarão decoradas para o Natal. No entanto, se muitos estão entrando no clima das festas de fim de ano, outros estão em um momento crucial nas suas funções corporativas.

É justamente nessa época do ano, entre Setembro e Novembro, que o orçamento empresarial costuma ser definido na maioria das empresas. Portanto, este é o momento em que os profissionais de controladoria e gestão, junto com diretores e demais colaboradores das corporações realizam a projeção orçamentária e definem metas, investimentos, admissões e demissões para o próximo ano.

Apesar do planejamento financeiro ser considerado uma cultura comum em muitas instituições, outras não seguem a mesma cartilha. A cúpula determina metas e objetivos, mas não realiza uma análise de DRE aprofundada para projetar as informações no planejamento orçamentário do próximo ano.  

 

Entenda os benefícios do orçamento projetado

Ao realizar o orçamento empresarial projetado, a empresa pode ter mais controle financeiro e, com isso, uma gestão inteligente de despesas. Em um momentos conturbados, tanto política quanto economicamente, a projeção orçamentária tornou-se um recurso indispensável para um budget ajustado.

O planejamento de RH, auxilia a instituição a projetar os encargos e despesas comuns ao setor como admissões e demissões, dissídio coletivo, mão de obra terceirizada, bonificações, entre outros. Além disso, com o orçamento projetado é possível planejar as vendas, investimentos, volumes e custos, assim como projetar o fluxo de caixa da empresa de uma forma geral.

Outro recurso utilizado neste processo orçamentário é a projeção de cenários. Com ela é possível testar estratégias e metas, preparando a empresa para outras possibilidades de mercado. Também é possível, dependendo da necessidade da corporação, realizar gestão matricial de despesas e até mesmo criar mapas estratégicos, a fim de deixar as finanças mais organizadas e transparentes, e as estratégias mais claras à equipe. 

 

Software de gestão orçamentária

Realizar a projeção orçamentária em planilhas pode ser uma tarefa complicada. Apesar de ser um recurso muito utilizado e eficiente em muitos casos, as planilhas podem apresentar falhas que comprometeriam o orçamento empresarial.

Foi pensando nisso que desenvolvedores idealizaram softwares de gestão orçamentária. Com ele, a gestão financeira fica muito mais otimizada, rápida e segura. Além de realizar todos os recursos citados acima, tal ferramenta possibilita a consolidação de resultados em poucos segundos, tornando a tomada de decisão muito mais assertiva.

Há modelos que possuem armazenamento na nuvem e funcionam como SAAS, proporcionando um excelente custo-benefício ao contratante. Desta forma, o processo orçamentário fica automatizado e ainda possibilita mais mobilidade e eficiência à gestão empresarial.

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.