ERP ou Software de gestão orçamentária? Tenha os dois

ERP ou Software de gestão orçamentária? Tenha os dois
Publicado em 21/09/2017 - Atualizado em 22/01/2021 | Transformação Digital

Qual é o desejo das pessoas que abrem uma empresa? Que ela cresça, claro. É o sonho de qualquer empreendedor que seu negócio prospere, ganhe força e notoriedade. Quando isso acontece, é necessário deixar velhos procedimentos para trás e estar atento às novidades do mercado, para ganhar espaço perante a concorrência e conquistar cada vez mais clientes.

Eis que surge então a necessidade de implantar um ERP. Tal sistema é responsável por automatizar todas as operações diárias de uma empresa, como fluxo de caixa, contas a receber, folha ponto dos funcionários, compras, balanço contábil, entre outros. Desta forma, o controle das finanças fica mais assertivo e a gestão empresarial mais organizada.

A implantação do ERP é um passo importante para a corporação, mas não deve ser o único. O sistema é capaz de gerar informações operacionais diárias, mas não realiza a projeção das mesmas. O que isso significa?

 

Projeção orçamentária

Com um software de gestão orçamentária, é possível utilizar as informações e dados gerados pelo ERP e realizar a projeção de fluxo de caixa, realizar o planejamento de RH, projetar as vendas, planejar investimentos e ainda realizar uma gestão inteligente de despesas.

Com tal ferramenta é possível realizar o planejamento orçamentário utilizando as informações oriundas do ERP e preparar o caixa da empresa para despesas e encargos para cada mês do próximo ano.

Portanto, a ideia de quer ter um ERP anula a necessidade de um software de gestão orçamentária é desmistificada, pois o planejamento é o melhor caminho para alcançar objetivos e metas, se preparar para possíveis cenários e ainda ter transparência no gerenciamento financeiro. 

 

Uma coisa de cada vez

Não é preciso esperar implantar o ERP para então aderir ao uso do software de planejamento orçamentário. Esse é um erro muito comum em empresas que preferem fazer uma coisa por vez. A implantação de ambos pode ser realizada em paralelo, visto que há a possibilidade de parametrizar o sistema com informações oriundas de planilhas, importando os dados de forma rápida e fácil.

Como há modelos de software de gestão financeira que possuem armazenamento na nuvem e funcionam como SAAS, o investimento em tal tecnologia fica muito reduzido, já que dispensa recursos de TI e ainda proporciona muito mais mobilidade ao gestor. 

Leia Também

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?

24/11/2020

O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?

O processo de digitalização dos processos internos vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas. Inclusive para aquelas que ainda apresentavam resistência em se modernizar, isso inclui a área de gestão financeira, que também está em constante desenvolvimento e modernização. [Leia mais]

É possível inovar no planejamento orçamentário?

06/10/2020

É possível inovar no planejamento orçamentário?

Para muitos profissionais que não são da área, o planejamento orçamentário pode soar como uma atividade monótona, engessada e repetitiva. Por isso, muitas empresas e decisores parecem não acreditar que criatividade e inovação possam fazer parte desta tarefa de elaborar o orçamento empresarial. Mas sabemos que isso não é verdade. A controladoria tem um enorme potencial para a inovação. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.