Análise de DRE: Saiba como otimizar seus resultados

Análise de DRE: Saiba como otimizar seus resultados
29/12/2016 | Planejamento Orçamentário

Últimos dias do ano e muitas empresas se preparam para fazer o fechamento, o balanço e avaliar os resultados. A análise de DRE é de suma importância para a empresa avaliar como foi a evolução da instituição, as receitas e despesas, para então definir as diretrizes para o próximo período.

A DRE, ou demonstração do resultado do exercício, é um resumo das informações financeiras da empresa, no qual consta a receita, custos e despesas, para saber o quanto a instituição ganhou e o quanto gastou ao longo do ano. Para isso, é preciso analisar os resultados operacionais e não-operacionais da época desejada, para que sirva de parâmetro para os gestores.

Além da análise horizontal, que mostra a evolução dos saldos das contas ao decorrer dos anos, tem a análise vertical que mostra a importância de cada conta e as variações percentuais neste e nos exercícios passados, para que o gestor possa avaliar se as proporções estão dentro do que foi estabelecido. 

Mais do que uma simples análise de DRE

Para otimizar a gestão orçamentária da empresa, é preciso ir além de uma simples análise de DRE. A partir das contas da demonstração do resultado, é possível definir indicadores de desempenho para uma melhor performance empresarial.

Além disso, é possível utilizar a análise para realizar projeção de cenários e assim estudar novas estratégias para a instituição. Também é possível realizar o planejamento de RH e controlar as despesas comuns ao setor. O planejamento de vendas e investimentos também podem ser realizados a partir dos dados obtidos na análise de DRE. 

Use a melhor a ferramenta

A escolha da ferramenta faz toda a diferença. Muitas empresas estão reinventando a sua gestão empresarial, adotando o uso de softwares de gestão orçamentária para realizar a projeção financeira com muito mais performance. Além de realizar os recursos citados acima, tais aplicativos possibilitam a realização de projeção de fluxo de caixa, DRE, planejamento de volumes e custos, entre outros.

A análise de performance é muito mais eficiente, visto que tais ferramentas proporcionam relatórios de fácil visualização, dashboard com diversos modelos de gráficos customizáveis e a possibilidade de desenvolver planos de ação com interação com a equipe em tempo real.

Há modelos que possuem mais de 1.000 funcionalidades, oferecendo uma otimização no processo orçamentário. Existem aplicativos de gestão financeira com armazenamento na nuvem e backup de alta disponibilidade, oferecendo segurança e mobilidade a gestores e usuários. Vale a pena investir na ferramenta com melhor custo benefício para sua empresa. Os resultados são surpreendentes.

Leia Também

Como planejar para crescer: o papel do planejamento orçamentário diante das adversidades

04/08/2020

Como planejar para crescer: o papel do planejamento orçamentário diante das adversidades

Momentos de incerteza no mercado trazem o questionamento: é possível planejar para crescer? E a resposta é sim, basta inovar. [Leia mais]

Orçamento Colaborativo: as vantagens em tempos de trabalho remoto

21/07/2020

Orçamento Colaborativo: as vantagens em tempos de trabalho remoto

A participação colaborativa das equipes em diferentes processos nas empresas vem se tornando mais comum e contribuindo para uma gestão mais eficiente. No planejamento orçamentário não seria diferente. Entenda. [Leia mais]

Tipos de orçamento: como escolher o ideal em meio a um ano atípico?

14/07/2020

Tipos de orçamento: como escolher o ideal em meio a um ano atípico?

Existem várias maneiras de fazer um planejamento orçamentário, cada uma com seus pontos fracos e fortes. Nós ajudamos você a entender qual é o melhor para seu negócio. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.