Por que o planejamento econômico é um aliado da gestão estratégica?

Por que o planejamento econômico é um aliado da gestão estratégica?
Publicado em 20/07/2021 - Atualizado em 09/08/2021 | Planejamento Orçamentário

Já faz algum tempo que possuir uma gestão estratégica deixou de ser um elemento adicional e se tornou uma necessidade para empresas de qualquer porte. Afinal, o mundo dos negócios está em constante mudança e exige que as tomadas de decisões sejam cada vez mais assertivas. 

Por isso, mais do que apenas cortar gastos, um planejamento econômico — também chamado de planejamento orçamentário — deve estar totalmente alinhado aos direcionamentos comerciais e aos objetivos da empresa, promovendo e impulsionando seu crescimento. Neste sentido, realizar a gestão orçamentária sem uma abordagem estratégica pode comprometer a análise sobre a situação da organização.

Além disso, tendo em vista que é crescente a necessidade de tomadas de decisões mais rápidas e de melhor qualidade, considerar outros fatores para gerenciar os recursos financeiros de forma inteligente pode dar à empresa o fôlego necessário para atingir seus objetivos. Da mesma forma, sem uma boa gestão orçamentária, dificilmente os resultados obtidos conseguiriam ser traduzidos em números, prejudicando a execução do planejamento financeiro da empresa. 

Com tantos benefícios, você deve imaginar que elaborar este documento pode ser complexo. Bom, se feito de forma manual, o volume de informações realmente pode gerar sobrecarga para os gestores. Porém, com um software para planejamento orçamentário, é possível tornar o processo não apenas mais simples, como também mais eficiente. 

A seguir, entenda por que o planejamento econômico é considerado um aliado da gestão estratégica, bem como de que forma a tecnologia pode ser utilizada para descomplicar sua elaboração e acompanhamento.

 

Mais clareza para investimentos

Um dos grandes benefícios da elaboração de um planejamento estratégico e orçamentário é a possibilidade que ele oferece às empresas de preverem as mudanças que ocorrem constantemente no mercado em que atua. Afinal, seja qual for o seu segmento, você provavelmente tem intenção de continuar investindo em bens e finanças para o crescimento da sua empresa. Para isso, se antecipar ao futuro é fundamental.

Mas antes de investir, é essencial identificar as principais despesas e de que forma elas são aplicadas. E não basta uma análise superficial: é preciso avaliar cada item de forma criteriosa e apontar quais despesas são realmente necessárias ou não. Nesse sentido, utilizar um bom software de gestão orçamentária pode tornar o processo mais simples, seja utilizando o orçamento base zero ou a partir de dados históricos. Tendo as despesas revisadas, pode-se pensar com mais segurança em novos investimentos.

 

Projeção de cenários mais eficiente

Para a gestão estratégica, é importante que os gestores estejam por dentro do que acontece não apenas na sua área, mas no mercado como um todo. Se a sua empresa atua na área de telecomunicações, por exemplo, oscilações econômicas e mudanças nas relações internacionais podem afetar o seu orçamento.

Portanto, projetar cenários é uma forma de antecipar-se e analisar os possíveis caminhos, além de ser um recurso poderoso para analisar alternativas para uma nova situação futura. Além dos cenários, o forecast também pode apoiar neste sentido, onde o gestor vai revisar o orçamento comparado ao realizado até o momento e realizar os ajustes — caso necessários — de acordo com o planejamento da empresa. 

Algumas empresas e suas equipes podem encontrar dificuldade para imaginar os possíveis cenários e não prever mudanças de rotas. No entanto, com o auxílio de um software, estas previsões podem ter seu potencial ampliado. Como resultado, contribui com a elaboração de planos de ação a partir dos relatórios gerados ou dashboards com gráficos atualizados em tempo real.

 

Observamos que o planejamento econômico é um forte aliado à gestão estratégica, mas a sua elaboração pode envolver diversas etapas e fatores que podem tornar o processo mais complexo. Entretanto, com o uso de um software para planejamento orçamentário, é possível tornar o processo não apenas mais simples, como também mais eficiente. 

Se você não conhece essa solução ou ainda tem dúvidas sobre seus benefícios, confira o artigo 7 motivos para sua empresa usar um software de Gestão Orçamentária.

 

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.