Orçamento matricial: O que é e como aplicar na sua empresa

Orçamento matricial: O que é e como aplicar na sua empresa
Publicado em 27/06/2017 - Atualizado em 01/06/2021 | Gestão Matricial de Despesas - GMD

O orçamento matricial é uma metodologia na qual as receitas e despesas são analisadas, cruzando linhas e colunas, como em uma matriz. Normalmente, em uma empresa, os centros de custo possuem um gestor e este fica responsável por gerir o orçamento que lhe foi destinado para tal.

Desta forma, é comum que alguns setores fiquem com as despesas inchadas, já que o gestor, muitas vezes, prefere solicitar um valor maior e não correr riscos de faltar verba para cumprir o que foi determinado.

Na visão matricial, o gestor de pacote administra o orçamento de um tipo de despesa para todos os centros de custo, mantendo uma análise imparcial dos custos e promovendo o benchmarking entre os setores da empresa.  

 

Entendendo o orçamento matricial 

As entidades são as unidades da estrutura organizacional da empresa, como por exemplo: setores, unidades e etc. Já os pacotes são os agrupamentos de receitas e despesas de uma mesma natureza, como, por exemplo, despesas com viagens.

Nesse caso, o dono do pacote de despesas com viagens irá cuidar do orçamento deste fim para todos os centros de custo e não somente daquele que ele atua. Normalmente, os pacotes são dispostos verticalmente, enquanto as entidades horizontalmente. 

Na primeira fase, chamada proposto, o gestor da entidade propõe o orçamento que ele acha adequado. No entanto, é o gestor do pacote, por meio de visão matricial, que irá aprovar ou negociar tal valor, o que se denomina fase de negociação.

Na etapa de aprovação, o orçamento é finalizado e inicia-se a fase de acompanhamento. Por meio da gestão matricial de despesas, é possível comparar o planejado x realizado e analisar a linha da tendência, para ter uma visão se o que foi definido inicialmente irá atingir o objetivo final. Caso os valores estejam fora do que foi determinado, é possível criar planos de ação para atingir os números almejados. 

 

Otimize o GMD na sua empresa

Para facilitar a realização do orçamento matricial, com muito mais assertividade, muitas empresas estão utilizando softwares de gestão orçamentária, que possibilitam a visualização da tendência de forma automática, além da avaliação dos pacotes com fácil acesso dos dados e análise dos maiores desvios de contas, proporcionando uma tomada de decisão muito mais rápida e eficiente.

O software de gestão orçamentária possibilita também a realização do planejamento de RH, projeção de vendas, planejamento de investimento, projeção de cenários, análise de DRE, entre outros. É possível analisar indicadores de desempenho, criar mapas estratégicos e modelos de despesas e receitas.

Há modelos ainda, que possuem armazenamento na nuvem e que funcionam como SAAS, proporcionando mais segurança ao processo orçamentário, além de rapidez na consolidação de resultados. Com certeza, são soluções robustas, especialmente desenvolvidas para profissionais de controladoria e gestão. 

Leia Também

GMD: Entenda por que as empresas utilizam

06/06/2019

GMD: Entenda por que as empresas utilizam

Na gestão matricial, normalmente as empresas agrupam as despesas em pacotes, como despesas com viagens e gastos administrativos. Cada pacote tem um responsável geral, conhecido como gestor do pacote, que estará incumbido de coordenar e controlar tais gastos, respondendo por toda a empresa e não só por determinado setor. [Leia mais]

GMD: Saiba quais são os benefícios desse recurso

04/01/2018

GMD: Saiba quais são os benefícios desse recurso

Se você ainda não ouviu falar de GMD ou gestão matricial de despesas, grave esse nome. Tal recurso está sendo cada vez mais utilizado por empresas que possuem muitas unidades e centros de custo e, portanto, precisam ter um maior controle financeiro. [Leia mais]

Orçamento Matricial: Entenda os benefícios para sua empresa

07/03/2017

Orçamento Matricial: Entenda os benefícios para sua empresa

A metodologia auxilia os gestores a ter um melhor controle financeiro através da elaboração do planejamento orçamentário em uma matriz de dois eixos, chamados de entidades e pacotes [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.