Orçamento descentralizado: Resultados positivos para sua empresa

É comum concentrarmos as tarefas em nós mesmos. Não só no dia a dia, como também na empresa. Vamos acumulando responsabilidades e quando nos damos conta é complicado gerenciar tudo e um detalhe ou outro pode escapar, comprometendo o resultado final.
Normalmente, o orçamento empresarial é determinado pela cúpula da instituição, isto é, pela diretoria e/ou pela presidência. Eles desenvolvem o planejamento orçamentário, definindo verbas e metas para unidades, centros de custos e projetos.
Embora os membros da cúpula tenham ciência da evolução e necessidades dos setores para determinar o orçamento, outra forma de gestão tem proporcionado excelentes resultados às empresas dos mais diversos segmentos: o orçamento descentralizado.
Orçamento descentralizado
Sabe aquele ditado: “Cada um sabe onde aperta o próprio calo”? Ninguém melhor do que nós mesmos para sabermos nossas necessidades e as escolhas que devemos fazer. Em uma empresa, por mais que a diretoria faça a gestão de resultados e um gerenciamento financeiro, os gestores de cada setor possuem, por meio da vivência, uma noção maior das necessidades do mesmo.
A metodologia do orçamento descentralizado, também conhecido como orçamento participativo ou colaborativo, faz com que cada setor participe da elaboração do orçamento e consequentemente, se responsabilize por ele, auxiliando mais incisivamente a empresa a cumprir o que foi definido no planejamento financeiro.
Desta forma, a equipe fica mais engajada e envolvida em manter o budget ajustado, participando mais efetivamente do controle financeiro do setor. Com isso, a empresa descentraliza a processo orçamentário e alcança uma gestão inteligente de despesas e um planejamento de investimentos mais preciso, já que cada centro de custo possui necessidades específicas.
A solução que otimiza o processo
Muitas empresas, e não só aquelas que realizam o orçamento descentralizado, estão utilizando software de gestão financeira para otimizar a projeção orçamentária. Tal ferramenta possibilita o orçamento colaborativo, visto que é possível determinar níveis de acesso no sistema para cada usuário e toda a movimentação fica registrada em backup de alta disponibilidade.
Além disso, há possibilidade de criar planos de ação, determinar indicadores de desempenho, relatórios de fácil visualização, justificativas e comentários e dashboard com ampla variedade de gráficos. É possível realizar planejamento de RH, de vendas, projeção de cenários, forecast e consolidação de resultados, além de muitos outros recursos que proporcionam uma projeção financeira mais segura, assertiva e veloz.
Há modelos que possuem tecnologia na nuvem, com implantação rápida e simplificada, com aplicações que funcionam como SAAS, proporcionando um ótimo custo-benefício.
Leia Também

22/12/2020
O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021
Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

15/12/2020
Fechamento dos resultados do ano: como deixar essa atividade mais eficaz
O fechamento dos resultados anuais é de extrema importância, pois além de obrigatório, permite consolidar tudo que foi feito ao longo dos meses e serve para a elaboração de uma estratégia eficaz para a gestão orçamentária, bem como o crescimento corporativo. [Leia mais]

11/12/2020
Planejamento 2021: foco na retomada do crescimento
Empresas e empreendedores devem criar ou rever o plano estratégico da empresa, de modo que o cenário seja não apenas de recuperação, mas também de crescimento. [Leia mais]
Sobre a Allstrategy
A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.