Blog, Controladoria, Planejamento Orçamentário

Planejamento Orçamentário 2024: saiba como estruturar o seu

Conduzir um negócio envolve diversos processos importantes, e um dos principais é o planejamento orçamentário!

Nele, é preciso analisar o desempenho da empresa no ano anterior para identificar pontos de destaque e os a serem melhorados. No entanto, também é preciso analisar e se debruçar sobre os aspectos menos positivos a fim evitá-los em 2024.

Por isso, a construção do planejamento orçamentário de 2024 é um processo que envolve definição de metas financeiras e elaboração de estratégias para alcançá-las.

Para entender o que é o planejamento orçamentário, como ele impacta seu negócio e o que levar em consideração para desenvolvê-lo, continue acompanhando o artigo!

Índice – Neste artigo, você encontrará:

  1. O que é e para que serve o planejamento orçamentário?
  2. Quais as etapas do planejamento orçamentário e como fazê-lo?
  3. O que levar em consideração no planejamento orçamentário de 2024?
  4. Planejamento orçamentário de 2024 4X mais rápido

O que é e para que serve o planejamento orçamentário?

No planejamento orçamentário, são contempladas estimativas relacionadas aos recursos financeiros da empresa, tais como a entrada e saída de capital – levando em conta suas despesas, receitas e vários outros elementos –, e como eles serão usados dentro do período estipulado.

O processo é muito importante para entender a saúde financeira da empresa e na tomada de decisões futuras, inclusive em situações críticas e decisivas, para alcançar as metas estabelecidas no processo.

Portanto, torna-se indispensável planejar o orçamento do(os) ano(os) seguinte(es) com informações detalhadas e projetando cenários alinhados com a realidade da empresa.

Leia também: Como aumentar a produtividade da controladoria da sua empresa 

Quais são as etapas do planejamento orçamentário e como fazer?

As etapas desse processo ajudam no levantamento de informações, analisá-las e convertê-las em dados úteis que embasarão o planejamento. A seguir, você confere os passos fundamentais para um planejamento de sucesso e alinhado com as demandas atuais do mercado!

Faça uma análise da saúde financeira da empresa

A primeira etapa do planejamento é entender o quadro atual da saúde financeira da sua empresa, afinal, é com base no que se tem em caixa que todo o planejamento será desenhado.

Para isso, analise o faturamento dos últimos meses ou anos, margem e lucro líquido, custos e despesas, por exemplo.

Integre setores importantes

É importante que as lideranças dos setores impactados diretamente pelo planejamento orçamentário, desde o setor de vendas até o marketing, participem do processo. Entender as demandas de cada um desses setores e como o planejamento impactará em suas operações é fundamental.

Por isso, analise em equipe quais movimentações precisam ser feitas pelas equipes para que as metas sejam alcançadas.

Interpretando os dados

O planejamento orçamentário exige uma base de dados segura, com informações que representem o cenário real da empresa.

Gestores e demais envolvidos na elaboração do planejamento não devem ignorar os números, mesmo que negativos, pois é a partir desse tipo de informação que novos insights surgem e ajudam a identificar possíveis falhas.

Projete cenários

Com os dados analisados em mãos, o planejamento orçamentário passa a ter a função de identificar pontos fracos, estimular o crescimento, saber como e onde investir e quais são os compromissos financeiros da empresa.

Contudo, de nada serve seu planejamento se ele só prevê um quadro financeiro otimista, e é aí que entra a projeção de cenários!

Estruturar cenários hipotéticos é uma forma de prever situações otimistas e pessimistas e se preparar para lidar com elas, além de entender o que precisa ser feito caso o esperado não se realize.

Tudo pronto!

Após as etapas anteriores, sua empresa terá em mãos o planejamento orçamentário de 2024. Nele, estarão contemplados teto de gastos, estratégias que visem o desenvolvimento, planos de ação, reação e contenção de danos.

Esses pontos possibilitam uma condução saudável e organizada da empresa ao longo do próximo ano e orientar todas as partes da empresa, principalmente a diretoria, quanto quais caminhos seguir para o alcance das metas.

Revise com frequência

Acompanhar o planejamento orçamentário faz parte do processo. Afinal, somente o monitoramento constante dele vai mostrar se tudo está saindo como o planejado ou não.

O mercado não é estático, então por que seu planejamento também seria, não é mesmo? Diversos aspectos podem influenciar, como câmbio ou falta de matéria prima, por exemplo.

Por isso, o acompanhamento quase que diário do processo é extremamente importante para se antecipar à diversas situações e para tomar decisões e fazer ajustes.

O que levar em consideração no planejamento orçamentário de 2024?

Até aqui falamos dos fatores internos da empresa, contudo, o planejamento orçamentário também leva em consideração os fatores externos, ligados à economia.

Temas como a nova reforma tributária, taxa básica de juros, que chegará a 9,8%, ou a previsão de crescimento da economia para 2024 que deve atingir 2,3%, são essenciais para projetar cenários e prever como sua empresa pode aproveitar oportunidades.

O planejamento orçamentário é um processo que engloba análises dos aspectos micro e macro da economia local e mundial, e sem isso é impossível projetar cenários reais.

Além disso, cada vez mais tem se levado em consideração o ESG (sustentabilidade, social e de governança). Com ele, são levados em consideração interesses financeiros sem deixar de lado o impacto da empresa sobre questões sociais e ambientais e, atualmente, isso é avaliado pelas empresas por meio de indicadores.

Cada vez mais investidores têm levado em consideração esses aspectos, pois eles geram avaliação positiva da empresa perante o mercado e a sociedade.

Planejamento orçamentário de 2024 4X mais rápido

O fluxo de trabalho, a quantidade de dados movimentados e a troca de informações realizadas durante o planejamento orçamentário é enorme. A ausência de sistemas e softwares que auxiliem esse tipo de processo pode resultar em dados imprecisos e um período maior de tempo na execução do planejamento.

Por isso, para facilitar esse e tantos outros processos de sua empresa, a AllStrategy, líder nacional em soluções de gestão financeira, desenvolveu a o software Plano.

Com o AllStrategy Plano, software desenvolvido para atender as necessidades de controladoria, seu planejamento orçamentário será executado com até 4x mais rapidez!

Para saber mais sobre a ferramenta e como ela pode facilitar a rotina da controladoria da sua empresa, clique aqui!

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Planejamento Orçamentário, Plano
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital