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Entenda o que é previsão de demanda e como ela funciona

Previsão de Demanda

A previsão de demanda é um processo cujo objetivo é antecipar o número de vendas de produtos ou serviços que uma empresa poderá realizar em um período futuro.

A previsão de demanda é um assunto que não pode ficar de fora do planejamento organizacional. Afinal, é ela que ajuda a prever as necessidades pertinentes à produção de produtos ou oferta de serviços.

Sua análise facilita a gestão de estoques e guia o trabalho dos departamentos em direção a ações que evitem desperdícios de matéria-prima, mão de obra, entre outros recursos do seu negócio.

Sendo assim, a previsão de demanda é uma peça muito importante para antever o futuro das suas vendas, possibilitando o planejamento de ações destinadas a manter o equilíbrio nos gastos envolvidos, sem perdas excessivas.

Quer compreender melhor o que é a previsão de demanda? Então, continue a leitura deste artigo!

Índice – Neste artigo, você verá:

O que é previsão de demanda?
Quais são os 4 tipos de padrões de demanda?
Quais são as vantagens da previsão de demanda?
Como calcular a previsão de demanda?

O que é previsão de demanda?

A previsão de demanda é uma análise preditiva, ou seja, ela utiliza os dados atuais e dos anos passados de uma empresa para tecer estimativas futuras sobre demandas para seus produtos ou serviços oferecidos.

É um trabalho que extrai dados de vários departamentos internos da empresa, além de levar em consideração fatores externos, tais como os cenários econômicos e o comportamento do mercado.

Ao reunir todas essas informações, a previsão de demanda apresenta um panorama que ajuda o seu negócio a entender o que os consumidores e o mercado buscam.

Além disso, a previsão de demanda permite uma gestão de estoque mais assertiva na hora de produzir os produtos de uma empresa.

Modelo de previsão de demanda

O modelo de previsão de demanda é composto por cinco passos que afunilam cada vez mais os objetivos do processo e refinam seus resultados, são eles:

  • Objetivo do modelo;
  • Coleta e análise dos dados;
  • Seleção da técnica de previsão;
  • Obtenção das previsões; e
  • Monitoração do modelo.

Leia também: Previsão de demanda: como realizar na sua empresa

Quais são os 4 tipos de padrões de demanda?

Os padrões de demanda ajudam a identificar quais são as melhores exigências para atuar no mercado em determinado momento. Com isso, é possível implantar estratégias de vendas mais assertivas e eficientes.

Conhecer os quatro padrões de demanda aproxima uma empresa daquilo que os consumidores realmente carecem ou desejam, deste modo, criando melhores oportunidades para vendas.

Existem as demandas pontuais e as repetitivas. A primeira possui um pico dentro de um determinado tempo, depois ela desaparece ou diminui. A demanda repetitiva, por outro lado, pode ser classificada em dependente ou independente. Ela afeta diretamente a gestão de estoque da empresa.

Veja mais sobre a demanda repetitiva a seguir:

Demanda repetitiva dependente: está ligada à demanda de outro produto. Por isso, o conceito fundamenta a técnica de MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais).

Demanda repetitiva independente: diz respeito ao ciclo de vida do produto: introdução-crescimento-maturidade-declínio. É classificada em:

  1. Estacionária;
  2. Com tendência;
  3. Sazonalidade.

Logo, existem quatro tipos de padrões de demanda que se destacam, são eles:

  1. Padrão de demanda estacionária;
  2. Padrão de demanda estacionária sazonal;
  3. Padrão de demanda com tendência;
  4. Padrão de demanda com tendência e sazonalidade.

Quais são as vantagens da previsão de demanda?

Ao longo deste artigo já apontamos diversas vantagens trazidas pela previsão de demanda, elas são numerosas, por isso, esse tipo de análise é tão importante para as empresas.

Abaixo, destacamos os melhores benefícios propiciados pelo uso da previsão de demanda em seu negócio:

  • Melhora o planejamento financeiro;
  • Influencia na redução de custos de produção e operação;
  • Contribui para ações de marketing mais assertivas;
  • Aumenta a eficiência na gestão de estoque; 
  • Ajuda a controlar a gestão de recursos;
  • Melhora o relacionamento com fornecedores da cadeia de suprimentos;
  • Diminui a ociosidade dentro dos departamentos; e
  • Otimiza as tomadas de decisão dos gestores.

Como calcular a previsão de demanda?

A previsão de demanda segue um modelo, mas é preciso definir antes quais técnicas de previsão serão utilizadas, o que pode variar de empresa para empresa.

Veja o passo a passo para calcular a previsão de demanda:

  1. Objetivo do modelo: definir a razão pela qual a empresa precisa das previsões.
  2. Coleta e análise de dados: reunir dados históricos e concretos sobre as demandas da empresa. Quanto melhores forem os dados, mais confiável será a previsão.
  3. Seleção da técnica de previsão: as técnicas podem ser divididas entre dois grandes grupos, as qualitativas e quantitativas. No primeiro grupo, temos médias móveis, suavizamento exponencial, entre outras. Já no segundo, existe o método Delphi, pesquisa de mercado e simulação de cenários. Cada técnica tem sua função, mas nenhuma delas abrange a previsão de modo geral.
  4. Obtenção das previsões: hora de checar e analisar os resultados. Vale ressaltar que a confiabilidade na demanda prevista está sujeita a extensão do horizonte pretendido. Ou seja, quanto mais longe no futuro a empresa prever, menor deve ser a confiança dessa previsão.
  5. Monitoração do modelo: é preciso acompanhar e verificar se a técnica e os parâmetros empregados ainda servem aos propósitos da empresa. Em caso de negativa, então ajustes devem ser feitos nos parâmetros do modelo.

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Tags: planejamento estratégico, Plano

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