Blog, Gestão Empresarial

Como a escolha de CNAEs impacta sua gestão

Como a escolha de CNAEs impacta sua gestão

O CNAE é um sistema de classificação, utilizado para identificação e agrupamento de atividades econômicas de empresas e organizações. A escolha de um CNAE é um aspecto relevante para a gestão orçamentária do negócio, uma vez que este registro é o fator que determina as obrigações financeiras a serem pagas.

Por exemplo, as alíquotas do Imposto de Renda e ISS (Imposto Sobre Serviços) são determinadas pelo registro, impactando diretamente no planejamento orçamentário da organização. Ou seja, uma escolha de CNAE incorreta pode acarretar pagamentos indevidos, além de enquadramentos em taxas mais altas e perda de incentivos fiscais.

Entendendo a complexidade da gestão tributária e o CNAE, sabe-se que a sua determinação é de sumo interesse, por afetar também na arrecadação de impostos. Ainda, perder incentivos fiscais pode atrasar alguns investimentos e o próprio desenvolvimento de uma organização.

A seguir, você entende o que é CNAE, para que serve, sua importância e como fazer uma gestão tributária eficiente.

Software Alstrategy Fluxo

O que é CNAE?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um código utilizado para identificar as atividades econômicas exercidas pelas empresas. Os códigos são formados por uma combinação de 7 números e a sua lista é extensa. Esses números significam a junção das seções, divisões, grupos, classes e subclasses.

Criado pela Secretaria da Receita Federal, seu uso tem fins tributários, previdenciários e estatísticos, sendo divididos em diferentes categorias, para cada tipo de atuação empresarial:

  • Indústria;
  • Comércio;
  • Construção;
  • Serviços.

Você pode ter mais de um CNAE atrelado ao seu CNPJ, entretanto, é necessário escolher um como principal para emissão de notas. Isso não significa que você não possa emitir nota fiscal nos demais registros, apenas que eles funcionam de maneira secundária, para apoiar a gestão orçamentária do negócio caso a sua empresa preste outros serviços eventualmente.

Para escolher corretamente, comece a partir da principal atividade da organização. Uma empresa de consultoria, pode ter como registro o CNAE de serviços de consultoria, por exemplo.

Para que serve o CNAE?

Cada código é composto por uma série de dígitos, representando um nível de agregação das atividades exercidas. Por exemplo: o código “47.11-3-00” representa a atividade de “Comércio varejista de veículos automotores novos e usados”.

Assim, o CNAE é utilizado pelas instituições públicas e privadas para fins estatísticos, tributários e de planejamento. Órgãos como Receita Federal, prefeituras e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são algumas das instituições que utilizam o CNAE.

Nesse sentido, o código é fundamental para fazer análises estatísticas de maneira precisa e detalhada da economia do país. É a partir do registro que é possível identificar a quantidade de empresas de cada segmento, seus respectivos faturamentos e capacidade de gerar empregos. Além disso, também contribui para:

  • Definir alíquotas de impostos de acordo com cada atividade econômica;
  • Identificar áreas de maior desenvolvimento e necessidade de investimento;
  • Comparar atividades econômicas de diferentes setores e regiões do país.

A importância de escolher bem o CNAE

Escolher corretamente o CNAE é essencial para a gestão orçamentária, já que isso exerce uma importante repercussão na tributação e no pagamento de impostos. A escolha ainda afeta o planejamento econômico da organização, já que o valor estimado para os pagamentos tributários deve ser estimado corretamente.

Além disso, realizar a escolha certa permite que a empresa se enquadre em incentivos fiscais e previdenciários, gerando uma economia para o caixa. Suas obrigações legais e regulamentares devem estar de acordo com sua categoria, portanto, selecionar corretamente também contribui com a legalidade de um negócio e nos demais aspectos financeiros.

No entanto, a escolha errada pode resultar em pagamentos indevidos, multas, além de impedir um planejamento financeiro eficiente, já que os números não correspondem à realidade. Por isso, quando necessário, empresas devem buscar o apoio de especialistas, como contadores ou consultores fiscais para ajudar.

Como fazer a gestão tributária

A gestão tributária é essencial para toda organização, essa atividade é importante para garantir que se cumpram as obrigações fiscais, de maneira a diminuir o efeito que a burocracia dos impostos pode exercer no negócio. É a partir de uma gestão tributária eficiente que as empresas podem aproveitar créditos e incentivos fiscais.

Um planejamento fiscal atua ativamente para antecipar os possíveis cenários fiscais e definir estratégias para prever e/ou diminuir as ações que os impostos causam nas finanças organizacionais. Desde a utilização de incentivos fiscais, até a realização de operações comerciais estratégicas, são várias as ferramentas que podem contribuir com a redução das despesas.

Para tanto, um software de gestão orçamentária pode contribuir com a automação de diversos processos e consolidar rapidamente as alíquotas, por exemplo. É o exemplo do software AllStrategy Plano, capaz de calcular rapidamente os impostos para facilitar o planejamento financeiro.

Prepare sua gestão tributária

A definição de um CNAE afeta de modo direto e contínuo a eficiência da gestão tributária. É a partir dessa escolha que se define quais serão as obrigações fiscais a serem cumpridas, bem como quais impostos devem ser pagos por uma empresa.

Utilizar um software de gestão orçamentária como o AllStrategy Plano é uma ótima maneira de tornar a atividade mais ágil com a automação de processos. Assim, com recursos avançados e informações atualizadas em tempo real, o processo de tomar decisões para a estratégia fiscal torna-se cada vez mais assertivo e orientado a dados. Conheça o AllStrategy Plano e facilite o planejamento financeiro do seu negócio.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, planejamento estratégico, planejamento financeiro, Planejamento Orçamentário, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital