Blog, Tesouraria

Cenários e tomadas de decisão no fluxo de caixa

Cenários e tomadas de decisão no fluxo de caixa

Por melhor que um planejamento financeiro seja feito, é possível que em algum momento haja alguma mudança no cenário no qual a empresa está inserida, demandando uma ação por parte dos gestores.

Essa tomada de decisão deve ser realizada conscientemente e embasada em dados, para evitar movimentos precipitados ou que causem resultados negativos ao longo do tempo.

Nesses momentos, a construção de cenários econômicos no fluxo de caixa, considerando algumas variáveis, é uma ferramenta importante para as opções serem avaliadas com mais cuidado, com impactos positivos nas finanças da empresa.

É sobre isso que trataremos nesse artigo, mostrando a importância de contar com esses cenários na gestão de fluxo de caixa e como utilizá-los no seu negócio para obter melhores respostas.

Acompanhe até o final e descubra uma maneira simplificada de analisar diferentes cenários para sua empresa.

Software Alstrategy Fluxo

A importância do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a base que sustenta as operações de uma companhia, por representar as entradas e saídas de recursos, entendendo os períodos de maior movimentação e de que forma os valores foram aplicados.

Sem um entendimento claro das movimentações financeiras da empresa, é muito difícil conseguir sustentar suas operações por um período longo. Afinal, não se tem segurança ou previsibilidade sobre o que entrará ou sairá do caixa com o tempo.

Por isso, é extremamente importante ter um processo de controle de fluxo de caixa bem acertado e, de preferência, automatizado. Assim, erros são evitados e o time financeiro ganha tempo para analisar os resultados da empresa, gerando insights que podem apoiar seu crescimento.

Quando a tesouraria, setor responsável pelo fluxo de caixa de um negócio, possui um processo otimizado para acompanhar as movimentações, consegue gerar muito mais valor para a empresa, afirmando a importância da área ao levar insights e dados que favoreçam as tomadas de decisão.

O que são cenários econômicos

Podemos definir os cenários econômicos como situações, falando de uma forma mais ampla, que podem acontecer no futuro caso determinadas variáveis se concretizem. Isso pode ser tanto positivo quanto negativo, mas sua principal função é ajudar no processo de preparação ou de tomada de decisão caso algum cenário de fato aconteça.

Por exemplo, se a empresa abrir uma nova filial, qual será o impacto no fluxo de caixa? Para isso, será preciso criar um cenário que considere tanto as despesas para abertura do novo local quanto os custos com pessoal para atuarem na unidade.

Além disso, também é preciso entender quanto de receitas a nova filial gerará, determinando suas metas a serem alcançadas.

Após analisar esse possível cenário, se for vantajoso para a empresa, um plano de ação poderá ser elaborado, para que a projeção se torne a realidade e aquele passe a ser o ambiente atual da companhia.

Em resumo, os cenários econômicos são uma forma de entender o que pode acontecer com as finanças da empresa caso ocorra alguma mudança na sua situação, antes que aquilo de fato seja real.

Se o impacto for negativo, será possível criar um plano de gerenciamento da situação e buscar as melhorias necessárias. Se o efeito for positivo, a empresa já estará pronta para aproveitar a oportunidade com mais agilidade, sem perder o timing da operação.

Como utilizar cenários no fluxo de caixa

Elaborar um cenário econômico e seu impacto no caixa da empresa pode ser trabalhoso quando realizado em planilhas. Por isso, muitos gestores acabam não utilizando o recurso, pensando em todo o esforço necessário.

Infelizmente, essa é a realidade de muitos negócios que não contam com um sistema para gestão de fluxo de caixa. Porém, ao deixar de usar os cenários, a empresa perde a chance de tomar decisões com mais confiança e agilidade.

Afinal, a maior aplicação dos cenários econômicos é poder planejar os próximos passos da companhia, entendendo o impacto que certas ações podem causar no caixa da empresa antes que a situação se concretize.

Ter em mãos esse cenário ajuda os gestores a escolher o melhor caminho, aproveitando as oportunidades rapidamente e mitigando riscos antes que o impacto aconteça.

Todas as situações podem ser consideradas para a criação de um cenário, como o aumento (ou diminuição) do quadro de colaboradores; a contratação de crédito ou realização de um investimento; a mudança de matéria-prima em um produto e até a criação de uma nova linha de mercadorias ou abertura de uma filial.

Entender os possíveis impactos para as finanças é fundamental para uma gestão eficiente e evita que problemas sejam causados por decisões equivocadas ou baseadas em “achismos”.

A melhor forma de criar os cenários

Como já comentamos, utilizar um software de gestão de tesouraria é a melhor maneira para criar os cenários econômicos, pois já possui essa função nativamente, com todas as fórmulas e algoritmos programados para oferecer os dados de forma estruturada e confiável.

Realizar esse processo em planilhas, além de demorado, é arriscado, pois uma fórmula errada ou um número digitado incorretamente torna quase impossível a identificação da falha para correção.

Isso enviesa a análise dos gestores e pode induzir a decisões equivocadas. Os resultados, como se pode imaginar, não serão positivos. E quando se fala em finanças empresariais, a confiabilidade dos dados e o compliance da gestão é fundamental para uma gestão eficiente.

A tecnologia deve ser vista como uma aliada em todo o processo gerencial, inclusive no setor de tesouraria.

Pensando em tornar os processos da área mais confiáveis e eficientes, a AllStrategy desenvolveu o AllStrategy Fluxo, que proporciona uma gestão absoluta de fluxo de caixa. Conheça o que mais o sistema pode oferecer para sua empresa, além da criação e análise de cenários econômicos.

Sua empresa merece a melhor gestão

Investir nos processos da empresa é essencial para aqueles que desejam se destacar e tornar seus negócios rentáveis ao longo do tempo. Para isso, a tecnologia é uma grande aliada, otimizando e automatizando atividades repetitivas, liberando os times e gestores para focar em ações mais estratégicas.

Um dos pontos que apoia uma gestão eficiente, sendo realizado com mais eficiência e rapidez em um software de gestão de fluxo de caixa, é a criação de cenários econômicos, que podem orientar as ações da empresa, pensando em possibilidades de situações e seu impacto nas finanças.

Para ter uma gestão financeira avançada e potencializar os resultados dos negócios, baixe nosso e-book e aprofunde seus conhecimentos sobre esse assunto.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Fluxo, fluxo de caixa, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital