O Grupo MGB é uma rede de supermercados que atua nos segmentos de atacado e varejo há mais de 35 anos na grande São Paulo. Suas bandeiras, Giga e Mambo concentram mais de 20 lojas e aproximadamente 2.900 colaboradores.

Giga e Mambo são empresas do Grupo e toda parte comercial e de negócios é separada, porém a parte administrativa, financeira, controladoria, RH e TI é centralizada em um CSC.

Conversamos com Ribamar Brito, Coordenador de Controladoria do Grupo MGB e nas próximas páginas contaremos juntos como foi o processo de implementação do Software Plano.

“Estávamos procurando uma ferramenta para automatizar o processo orçamentário e a solução que mais chamou a nossa atenção foi a da AllStrategy. É uma ferramenta com o layout amigável e com uma visão dinâmica. O fato de ser na nuvem foi positivo também.”

Ribamar Brito - Coordenador de Controladoria do Grupo MGB

Necessidade de implantação rápida

O início da implantação foi rápido. Logo após as reuniões de negociação e fechamento já foi marcado o kick-off do projeto para o início da implantação de forma remota, o que funcionou muito bem.

“Entre a etapa remota e presencial tive um tempo para organizar algumas coisas e logo após já recebemos a visita do consultor aqui na sede do Grupo. Após as fases de parametrização iniciamos o treinamento com os usuários.”

O objetivo da MGB estava muito claro: eliminar as planilhas e tornar o processo mais transparente, mudando a cultura orçamentária do grupo todo.

“Este projeto significou uma mudança e um avanço. A gente tinha um orçamento todo em planilhas e essa mudança para ter tudo em sistema era muito importante até para confiança nos dados, segurança da informação e disponibilidade dos dados, que agora podem ser acessados até pelo celular.”

Ribamar Brito - Coordenador de Controladoria do Grupo MGB

Ganhos reais

“Tivemos um impacto muito positivo na construção do orçamento, que sem dúvida ficou muito mais fácil. Principalmente, a gente teve um ganho muito grande no orçamento de RH, que não tínhamos condições de fazer até o nível de colaborador, era só por unidade de negócios, não tínhamos abertura até o último nível.”

O Grupo MGB dependia de diversas planilhas para realizar o orçamento e o acompanhamento dos resultados. Com isso, a consolidação e a divulgação dos resultados demandavam muito tempo da controladoria, que precisava enviar os arquivos para cada gestor. Com o Plano esse trabalho não existe mais. A consolidação é automática e o acesso está pronto para cada uma das diretorias.

Além das expectativas

“O sistema é muito fácil de utilizar, integra com nosso ERP e com outros sistemas. O módulo de rateios é algo que estamos usando bastante e a parte de Planos de Ação, como toda a parte estratégica foi uma grata surpresa.”

 

“Sem dúvida trouxe ganhos para o meu dia a dia e a questão do app conta muito positivamente. Os usuários acessam de qualquer lugar.”

Ribamar Brito - Coordenador de Controladoria do Grupo MGB