Blog, Controladoria

Calendário de previsões: otimize o planejamento de fluxo de caixa

O calendário de previsões financeiras tornou-se indispensável para as empresas. Isso porque ele ajuda a manter a estabilidade de um negócio no decorrer dos meses, focando nos pontos principais do planejamento e permitindo o acompanhamento e antecipação de cenários.

Portanto, ele contribui diretamente para uma gestão financeira de excelência, sendo ainda mais importante quando o assunto é fluxo de caixa.

Continue a leitura do artigo e entenda a importância dessa ferramenta e como usá-la para otimizar o planejamento de fluxo de caixa!

Índice – Neste artigo, você irá conferir:

  1. Para que serve o calendário de previsões?
  2. Quais informações inserir no calendário de previsões?
  3. Como montar um calendário de previsões para fluxo de caixa?

Para que serve o calendário de previsões?

O calendário possibilita o acompanhamento das receitas, despesas realizadas ou programadas, proporcionando transparência na hora de acompanhar gastos feitos e ganhos obtidos.

Dentro de um período, geralmente mensal, são feitas anotações das despesas e dos recebimentos. No entanto, os apontamentos devem ser acompanhados de perto, pois só assim o controle surtirá o resultado desejado para obter dados financeiros que, mais tarde, serão utilizados no planejamento financeiro da empresa. 

No fluxo de caixa, o calendário de previsões permite análises mais claras do setor financeiro, além de apontar os valores disponíveis para uso.

Portanto, esse controle facilita a análise dos dados referentes a diversos períodos, facilitando a comparação e a investigação dos pontos fortes e dos mais frágeis na saúde financeira da empresa.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa abraça todas as movimentações de entrada e saída de recursos da empresa. Ele é peça fundamental para compreender quanto deve-se ter em caixa, quanto será utilizado para o pagamento das dívidas, assim como os valores a serem recebidos.

Portanto, o fluxo de caixa não deve ser desassociado do calendário de previsões, pois um fator complementa e auxilia o outro, e ambos atuam na condução da gestão financeira da empresa.

Leia também: Projeção de fluxo de caixa direto e indireto

Quais informações inserir no calendário de previsões?

Antes de tudo, saiba como está a saúde financeira da empresa nesse momento, pois essa informação é vital para traçar qualquer previsão.

Outro elemento que requer atenção é quem ficará responsável pelo calendário de previsões. Por isso, é preciso definir quem terá a missão de nutrir e acompanhar as informações, de preferência, em um software de gestão financeira.

Os indicadores que servem de base para a criação de um calendário de previsões são:

  • Faturamento: representa o valor total das vendas de produtos ou serviços oferecidos em determinado período;
  • Taxa de inadimplência: o não recebimento das vendas impacta negativamente no lucro e, consequentemente, faz os gastos aumentarem para dar continuidade nos serviços;
  • Despesas e receitas: ganhos e lucros, pagamentos e dívidas. Sem essas informações, uma empresa está agindo no escuro;
  • Capital de giro: são recursos que permitem a continuidade da empresa, é a reserva das operações que visam sustentar o lado financeiro do seu negócio.

Como montar um calendário de previsões para fluxo de caixa?

Tradicionalmente, o calendário e o fluxo de caixa necessitam de planilhas manuais, o que pode atrasar o cronograma e prejudicar a clareza dos dados. Contudo, existem outras formas mais seguras de gerir e nutrir o calendário.

Nesse caso, a ajuda da tecnologia é um diferencial, pois otimiza o processo e possibilita uma visão mais clara dos números. Sem falar que automatizar processos como esse permite que a equipe foque em tarefas muito mais importantes e analíticas.

Erros humanos podem ser diminuídos, de forma significativa, por meio da precisão que os softwares proporcionam. A tecnologia ajuda a gerir as informações e os dados do calendário, aumentando a transparência, a agilidade e o controle.

E para te ajudar na criação de um calendário de previsão e de diversos processos dentro da tesouraria, o AllStrategy Fluxo é o software ideal! Graças a suas funcionalidades e sua flexibilidade, é possível acompanhar, em tempo real, tudo o que entra e sai de seu caixa.

Clique aqui e saiba como a AllStrategy, líder nacional em soluções financeiras, pode te ajudar nesse e em diversos outros processos!

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Plano
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital