Planejamento empresarial: 4 dicas fundamentais para controle de budget

Por que uma empresa vai à falência? Você já se fez essa pergunta? Muitos podem atribuir o fechamento de uma instituição à má administração, à crise financeira que o país atravessa e a outros motivos que podem ser resumidos em apenas um: Falta de planejamento.

Não adianta ter uma ideia inovadora, um bom capital, pessoas competentes na equipe, se não há planejamento. É esse recurso-chave que faz com que as ações fiquem alinhadas e direcionadas aos objetivos almejados, proporcionando um controle do budget assertivo.

Nesse artigo, vamos listar 4 dicas fundamentais para desenvolver o planejamento empresarial de maneira otimizada, utilizando a melhor ferramenta tecnológica disponível no mercado.

 

Análise de DRE

Se a empresa optar por realizar o planejamento orçamentário por meio de projeção de histórico, e não por OBZ, a análise de DRE é importante para avaliar o comparativo do que foi planejado e o que foi realizado, apontando as melhorias e ajustes que devem ser realizados para uma boa gestão financeira da instituição.

Além de discriminar todos os custos e despesas da empresa, é necessário prestar atenção em cada unidade e centro de custo, já que cada um tem necessidades específicas, levando em consideração tais fatores para deixar o orçamento empresarial ajustado.

 

Projeção de folha de pagamento

Durante o planejamento empresarial, é necessário realizar a projeção de folha de pagamento, para que todos os encargos e despesas comuns ao setor sejam planejadas e não coincidam com outras da instituição.

As contratações e demissões também devem ser planejadas, visto que ambas ações geram custos para a empresa e, dependendo do número de colaboradores, podem desestruturar o caixa da instituição.

 

Planejamento de vendas

O planejamento de vendas é um recurso indispensável, pois auxilia os gestores e a diretoria a conciliar metas por produto, vendedores e região, além de estabelecer quais mercadorias continuarão para venda, quais entrarão ou sairão de linha.

É necessário avaliar a margem bruta de cada produto, estoque e investimentos em pontos de venda. Assim, fica mais assertivo estabelecer metas e ter resultados positivos, e consequentemente, uma receita satisfatória.

Software de planejamento orçamentário

A ferramenta ideal para realizar tantos recursos é de suma importância para que o planejamento financeiro seja otimizado. Hoje em dia, é possível utilizar softwares de gestão orçamentária que automatizam o processo orçamentário, fazendo com que as empresas ganhem tempo e ainda trabalhem com uma equipe mais enxuta.

Há aplicativos que realizam os recursos citados nesse artigo e ainda a análise de performance de indicadores de desempenho, proporcionando uma melhor avaliação do planejado x realizado. Além disso, é possível desenvolver planos de ação, projeção de cenário, forecast, GMD, entre outros.

É uma ótima opção para desenvolver o planejamento econômico da empresa com mobilidade, já que alguns modelos possuem armazenamento na nuvem. E ainda são muito mais seguros, visto que possuem backup de alta disponibilidade e todo o acesso ao sistema é autorizado pelo administrador.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: