5 benefícios da gestão de receitas para o setor hoteleiro

O conceito de gestão de receitas surgiu na aviação, mas a prática não é novidade no mundo dos negócios. Há bastante tempo, as relações de compra e venda envolvem questionamentos que buscam otimizar as receitas. Perguntas como “qual é a época do ano mais propícia para vendas?” ou “qual é o melhor mês para compras?” são bastante comuns.

As respostas para estas perguntas são determinantes para o planejamento orçamentário e podem definir o sucesso da sua estratégia. E isso também quando falamos da hotelaria. Em mercados sazonais, é importante que você esteja atento às flutuações ao longo do ano para adotar estratégias de aproveitamento das receitas.

Dessa forma, é possível ajustar o planejamento de acordo com a necessidade do período. Sendo assim, confira 5 benefícios para hotelaria. Ainda saiba como esta estratégia pode maximizar seus resultados financeiros.

 

Conheça o mercado

Para o setor hoteleiro, conhecer seu público e seus concorrentes são fundamentais para direcionar suas estratégias para o cliente certo, no momento certo. Com uma visão geral do mercado, é possível adequar suas estratégias de acordo com a demanda. Também é importante para otimizar o orçamento empresarial e extrair o máximo de receita possível, além de direcionar suas estratégias de marketing para o seu público-alvo de acordo com o seu comportamento.

 

Traga valor para seu produto

Em um mercado sazonal como a hotelaria, a estratégia focada em preços é comum, mas para vencer a concorrência é necessário ofertar mais do que quartos baratos. Sendo assim, mudamos o foco de “preço” para “valor” para proporcionar experiências únicas. Elas vão além do custo-benefício para o hóspede e valorizam a imagem do hotel, proporcionando sustentabilidade financeira a longo prazo. Já em épocas de baixa demanda, por exemplo, adotar estratégias com descontos especiais pode fazer a diferença nas receitas daquele período.

 

Conheça seu passado

Não é possível pensar em gestão orçamentária sem considerar o histórico existente. Usar ferramentas para acompanhar os resultados passados é fundamental para adotar uma estratégia de preços competitiva, para analisar as variações ao longo de determinados períodos e realizar os ajustes de acordo com a demanda. Um software para planejamento financeiro pode facilitar a compilação e análise destes dados, além de estabelecer planos de ação para os períodos de menor procura e planejar o orçamento considerando o cenário de forma mais rápida. Importante também saber o que avaliar na hora de buscar uma ferramenta como essa para que se adeque ao seu negócio.

 

Trabalhe em equipe

Para que a estratégia seja eficiente, seu time precisa estar alinhado. Desde a equipe de serviço até o departamento de vendas e marketing, um planejamento de RH e um orçamento descentralizado colaboram para que os diversos departamentos do hotel estejam por dentro da estratégia e possam aplicar seus direcionamentos no dia a dia. Com a colaboração, é possível ter insights sobre pontos de vista das mais diversas áreas e contribuir para a otimização da receita. Pesquisar dicas e conferir estratégias de engajamento do time também são essenciais.

 

Mantenha o equilíbrio

Estratégias baseadas em preços são uma armadilha para a hotelaria e é comum adotar práticas que levam à saturação em pouco tempo. Baseando-se em valor, busca-se um equilíbrio entre a concorrência ao invés de enfrentá-la com base apenas em preço, como já comentamos. Ferramentas que auxiliam na análise, como um software para planejamento orçamentário, facilitam os ajustes de acordo com a demanda e garantem uma vantagem econômica sustentável.

Você já percebeu que a gestão de receitas traz benefícios para a hotelaria que vão além da estratégia de preços, não é? Ela gera resultados positivos não apenas nas receitas, mas também como diferencial no mercado para atrair os clientes certos.

Que tal então conhecer melhor um software para planejamento financeiro, que tornará possível realizar análises que contribuam para estes resultados? Com dados assertivos e de forma ágil, ele pode ser eficiente para facilitar a tomada de decisões a partir de indicadores e tornar o processo mais eficiente.

Para saber mais sobre o assunto, que tal ler os 7 motivos para sua empresa usar um software de Gestão Orçamentária?

 

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: