Blog

Balanço financeiro: entenda sua importância para o sucesso de uma empresa

Balanço Financeiro

O balanço financeiro apresenta dados concretos sobre a situação financeira de uma empresa. 

Assim como uma fotografia sem edições ou manipulações, o balanço financeiro mostra a realidade tal qual ela é de fato. Isso porque a sua função é de reunir, analisar e comparar as receitas e despesas, recebimentos e pagamentos, além do saldo, movimentados em um certo período.

Ou seja, sua relevância para o negócio é enorme, uma vez que refere-se às movimentações do dinheiro de uma empresa, parte vital dela.

O balanço financeiro também é conhecido como “balanço patrimonial”, no entanto, os termos referem-se a situações diferentes, como veremos adiante.

Continue a leitura deste artigo para compreender melhor a importância do balanço financeiro!

Índice – Neste artigo, você verá:

O que é balanço financeiro?
Qual é o objetivo do balanço financeiro?
Qual é a diferença entre o balanço financeiro e o patrimonial?
Quais são os tipos de balanço?
Como fazer um balanço financeiro?

O que é balanço financeiro?

O balanço financeiro é um instrumento para monitorar as finanças de uma empresa. É aplicado para saber como vai o andamento das receitas, despesas, pagamentos e recebimentos, enfim, tudo que diga respeito ao lado financeiro.

As informações são apresentadas em um relatório, que fornece um panorama geral sobre a situação, possibilitando leituras de como está o desempenho dela em relação a vendas, investimentos, entre outros.  

Qual é o objetivo do balanço financeiro?

O balanço financeiro tem diversos objetivos, todos eles pertinentes à boa gestão de um negócio. Por exemplo,  pode servir como um indicador para apontar os pontos fortes e frágeis, financeiramente falando. Essa informação é útil na hora de elaborar estratégias e construir um planejamento orçamentário.

O principal objetivo, no entanto, é analisar a saúde financeira de uma empresa. 

É o balanço financeiro que possibilita ver a evolução do negócio através de um relatório concreto, sem achismos ou alterações. Isso ajuda os gestores a tomar decisões mais assertivas e pensarem em soluções mais efetivas para qualquer dificuldade que apareça pelo caminho.

Os dados apurados através do balanço financeiro ainda oferecem o cumprimento da Lei 6.404/76. Essa lei demanda que as demonstrações financeiras sejam um dever de todos os negócios.

Qual é a diferença entre o balanço financeiro e o patrimonial?

Como vimos até aqui, o balanço financeiro foca nas análises sobre os resultados e retornos financeiros, saldos e despesas, dentro de um certo período. É ele quem aponta o índice de superávit, importante para observar o equilíbrio de um negócio.

No relatório do balanço financeiro, temos:

  • Receitas;
  • Despesas;
  • Recebimentos;
  • Pagamentos;
  • Pagamentos fora do orçamento;
  • Saldos do exercício financeiro anterior;
  • Saldos para o próximo ano de exercício.

Já o balanço patrimonial, como o próprio nome diz, refere-se ao relatório que detalha o status do patrimônio de uma empresa, apontando qual é a situação patrimonial da sua corporação.

O patrimônio empresarial abrange uma série de valores ativos e passivos que a empresa tem no nome, seus direitos e suas obrigações.

No relatório de balanço patrimonial, temos:

  • Bens e direitos (ativos financeiros e ativos permanentes);
  • Obrigações (passivos financeiros e passivos permanentes);
  • Contas de compensação.

Leia também: Projeção de Balanço: O que é e a sua importância

Quais são os tipos de balanço?

O balanço financeiro monitora as finanças da empresa, analisando de forma minuciosa e detalhada a situação das receitas, saldos, despesas, pagamentos e recebimentos dentro de um determinado período.

Por outro lado, o balanço patrimonial faz uma análise similar, porém sobre os ativos e passivos de uma empresa, compostos pelos bens e fontes de recursos (chamados de ativos), além das dívidas, direitos e obrigações (denominados de passivos).

Além deles, existe também o balanço orçamentário. Este último vai confrontar as receitas e despesas previstas com as que foram de fato realizadas. A diferença apresentada entre o que foi previsto e realizado aponta se a empresa está com superávit, déficit ou equilíbrio do orçamento.

Como fazer um balanço financeiro?

Para compor o relatório do balanço financeiro é preciso reunir informações sobre ativos, passivos e patrimônio líquido. Veja a seguir:

  • Ativos: são os bens rentáveis que uma empresa possui. Eles são separados em dois grupos: ativos circulantes e não circulantes. Os ativos circulantes são os bens que podem ser convertidos em dinheiro a curto prazo. Já os ativos não circulantes são todos os bens e direitos que renderam frutos e benefícios financeiros a médio ou longo prazo.
  • Passivos: é o dinheiro que sai da empresa. Ou seja, contas a pagar e demais obrigações. Assim como o ativo, os passivos também são separados em circulantes e não circulantes. Sendo o primeiro referente aos pagamentos de dívidas dentro de um ano, como impostos e salários. Os passivos não circulantes representam dívidas mais extensas, excedendo o ano em que é feito o balanço, como financiamentos.
  • Patrimônio Líquido: é o valor positivo entre ativos e passivos. Em outras palavras, representa o capital de uma empresa. Especialistas recomendam que ao final de cada mês seja feito um balancete para acompanhar as movimentações financeiras do seu negócio.

Em posse dessas informações, siga os seguintes passos:

  • Estipule o período do balanço financeiro;
  • Contabilize todos os ativos e passivos;
  • Calcule o patrimônio líquido; e
  • Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.

Se precisar de uma forcinha para elaborar o seu balanço financeiro, conte com o auxílio do software AllStrategy Plano.

Ele otimiza atividades burocráticas, ganha tempo para o departamento de contabilidade e cria um balanço financeiro assertivo, onde integra todos os dados e informações financeiras da empresa em um só lugar!

Software-Allstrategy-Plano
GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: planejamento estratégico, planejamento financeiro, Plano