Blog, Gestão Empresarial

Auditoria interna: qual a importância para a gestão?

A auditoria interna é um assunto relevante para as empresas, independente da sua estrutura e tamanho. É uma atividade que envolve o processo de verificação entre as práticas do negócio, e sua conformidade com as políticas e regras definidas pela organização.

A partir do desenvolvimento e crescimento de uma empresa, surge a necessidade de maiores investimentos e diferentes movimentações tanto financeiras quanto gerenciais; assim aparece também demanda por obter dados confiáveis em um ambiente seguro. É neste contexto que a auditoria interna se torna essencial, como um dos pilares para uma gestão orçamentária eficiente.

Com o suporte da tecnologia, a auditoria interna pode gerar resultados ainda melhores, com dados transparentes que irão contribuir para orientar decisões — por exemplo. Para tanto, é preciso entender o conceito, a importância para a gestão, quando é necessário utilizá-la e como softwares podem auxiliar na otimização desta atividade. Acompanhe o artigo para saber mais.

Software Alstrategy Fluxo

O que é auditoria interna?

De grande importância quando se fala sobre compliance, a auditoria interna é um processo sistemático e independente, cujo objetivo é revisar e avaliar as atividades do negócio para:

  • indicar possíveis riscos, que podem gerar prejuízos para o fluxo de caixa da empresa;
  • identificar oportunidades de melhorias e otimização de recursos;
  • prevenir fraudes nas operações;
  • garantir que as atividades sejam executadas de maneira eficiente.

A atividade deve ser realizada por uma equipe de auditores internos, que serão norteados para alcançar os objetivos estratégicos da organização. A sua avaliação deve ser feita de maneira imparcial e objetiva, com os pontos observados reportados diretamente para o conselho ou comitê de auditoria da empresa.

Além disso, é preciso destacar que a auditoria interna não deve ser vista como algo pontual, e sim parte de um processo contínuo de melhoria da empresa. Nesse sentido, os gestores podem acompanhar as mudanças, assim como o que impactou os processos internos após as propostas — os quais são resultados da auditoria interna.

Qual a importância da auditoria interna?

Para além da garantia de conformidade com as normas e políticas, a relevância da auditoria interna também reflete na capacidade da empresa em conquistar seus objetivos a longo prazo. A partir da identificação de problemas e oportunidades, a organização estará habilitada a mitigar os prejuízos e gerar resultados duradouros.

Assim, esta é uma atividade que contribui não apenas para evitar que uma empresa receba multas e/ou sanções, mas também com a otimização dos processos internos. Após uma auditoria interna feita de forma planejada, os resultados podem reproduzir uma reputação fortalecida, além de melhorar a relação com clientes, investidores e demais stakeholders.

Levando-se em conta um cenário no qual as práticas estão sendo cada vez mais observadas pelo público — como no caso do ESG —, a auditoria interna também assume papel fundamental no compliance da organização. Ao implementar práticas eficientes, a empresa demonstra seu comprometimento, com responsabilidade social e ambiente, tornando-se um diferencial competitivo no mercado.

Quando utilizar?

É necessário compreender em qual momento deve-se utilizar a auditoria interna e de que forma ela irá efetivamente contribuir para o compliance do negócio. Identificar qual é a demanda da empresa é o primeiro passo antes de começar a atividade. Em seguida, a prática pode ser aplicada para diferentes objetivos, como:

  • avaliar o cumprimento de políticas e regras: verificar se as atividades estão sendo desempenhadas de acordo com as normas estabelecidas pela organização;
  • identificar áreas de risco: apontar setores que podem ser prejudicados e gerar riscos à empresa, indicando melhorias para diminuir ou neutralizar os impactos;
  • verificar a saúde financeira: utilizada para acompanhar o desempenho financeiro da organização, avaliando a precisão das demonstrações financeiras e a eficácia na gestão orçamentária.

Além disso, existem diferentes tipos de auditoria, como: financeira, operacional, de conformidade, entre outras. Cada uma delas terá um foco específico e técnicas particulares de avaliação. Neste sentido, para uma auditoria interna eficiente, é importante seguir alguns passos:

  1. Planejamento: definição dos objetivos da auditoria e do escopo do trabalho;
  2. Execução: coleta e análise de informações, avaliação dos controles internos e realização de testes;
  3. Comunicação: elaboração do relatório da auditoria e apresentação dos resultados para a gerência/diretoria;
  4. Acompanhamento: monitoramento da implementação das recomendações e avaliação da efetividade das ações corretivas.

Usando tecnologia na auditoria interna

A auditoria interna é uma ferramenta bastante valiosa para a gestão orçamentária e do negócio. A partir da avaliação dos controles internos de uma organização, visando identificar seus riscos e oportunidades de melhoria, sua prática também garante que a empresa estará de acordo com as políticas estabelecidas, aumentando a confiabilidade de seus dados.

Por isso, investir em tecnologias para acompanhar e contribuir para a assertividade deste processo pode ser uma estratégia interessante para potencializar/fortalecer a auditoria interna e gerar melhores resultados. Sabe-se que, com mais transparência nas informações, as repercussões podem ser aprimoradas com insights que terão como objetivo melhor desempenho para o negócio.

A proposta da AllStrategy com as soluções AllStrategy Plano e AllStrategy Fluxo pode ser uma solução para garantir a lisura dos dados em diferentes áreas da empresa. Conheça mais sobre os softwares e veja como fazer a diferença na sua auditoria interna.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, fluxo de caixa, planejamento estratégico, planejamento financeiro, Plano, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital