Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Blog

Análise SWOT cruzada (TOWS): saiba o que é e como usar

FP&A

A SWOT cruzada é uma ferramenta que, assim como a SWOT tradicional, ajuda os gestores obterem mais conhecimento sobre uma empresa, possibilitando a criação de um planejamento estratégico mais eficiente.

Dessa forma, as informações fornecidas pela análise TOWS são realistas, atualizadas e essenciais para negócios que buscam melhorar seu desempenho e posicionamento no mercado.

Devido à similaridade entre elas, a TOWS é considerada uma espécie de evolução da SWOT, pois utiliza o diagnóstico desta de forma cruzada para gerar planos de ação.

Índice – Neste artigo, você encontrará:

O que é análise SWOT cruzada?

A SWOT cruzada, também conhecida como análise TOWS, é uma ferramenta de autoconhecimento gerencial que possibilita aos gestores uma leitura mais assertiva e concreta das forças e fraquezas de uma empresa.

Ao contrário da SWOT tradicional, a TOWS foca em soluções estratégicas de forma mais prática e efetiva.

Vale lembrar que a análise SWOT tradicional se concentra na identificação de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa, mas de um modo mais analítico.

Sendo assim, a sigla se refere aos seguintes aspectos:

  • Strengths: Representam as forças internas da empresa, o que ela faz de bom, o que funciona, as qualidades que possui, entre outros aspectos positivos.
  • Weaknesses: São as fraquezas do negócio; o que precisa ser melhorado e quais adversidades devem ser superadas.
  • Opportunities: As forças e fraquezas são elementos que, quando analisados juntos, podem revelar oportunidades disponíveis no mercado. Tanto as opportunities quanto as threats estão ligadas a fatores externos.
  • Threats: Referem-se às possíveis ameaças ao negócio, incluindo preocupações mercadológicas, como a entrada de novas empresas disputando o mesmo espaço.

Com base nesses quatro pilares, a TOWS constrói sua análise com foco em direcionar os esforços empresariais diretamente para o confronto dos desafios que surgem pelo caminho.

Análise SWOT x SWOT cruzada: qual a diferença?

As duas matrizes não são excludentes. Pelo contrário, uma complementa a outra, e ambas são úteis para o gerenciamento empresarial. Isso significa que a análise SWOT e a SWOT cruzada podem ser usadas em conjunto para trazer ainda mais benefícios ao seu negócio.

No entanto, a SWOT e a TOWS geram resultados diferentes. A primeira tem como objetivo examinar e apresentar um diagnóstico das forças e fraquezas da empresa, considerando fatores internos e externos, com uma análise baseada em dados reais, o que proporciona uma avaliação sólida da sua situação atual.

Por outro lado, a SWOT cruzada foca no lado mais prático, diretamente aplicável, com ênfase na execução de ações conscientes e efetivas. Portanto, a TOWS é crucial na hora de escolher e montar um plano de ação, enquanto a SWOT tradicional é mais voltada ao planejamento estratégico da empresa.

No exemplo a seguir, veja uma análise SWOT tradicional. Para isso, imagine que ela está sendo aplicada em uma grande empresa de marketing digital, na qual serão analisadas suas forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Forças

  • Nome reconhecido, tem autoridade no mercado;
  • Conta com um dos melhores times de especialistas da área;

Fraquezas

  • Agência está fisicamente posicionada numa região ruim;
  • Precisa melhorar o atendimento ao cliente;

Oportunidades

  • Crescimento do e-commerce;
  • Aumento no número de microempresas que precisam se divulgar;

Ameaças

  • Atraso na mudança da agência, o que pode acarretar atrasos nas entregas dos trabalhos;
  • Alta concorrência buscando ampliar sua área de atuação.

Após a análise SWOT tradicional, a TOWS vai utilizar essas informações para cruzá-las de acordo com as necessidades estratégicas da empresa, resultando em ações diretas ou insights para serem adicionadas ao planejamento da empresa, seja para mitigar efeitos negativos ou aumentar os positivos. Veremos como fazer uma matriz TOWS adiante.

Quais os benefícios da análise SWOT cruzada?

A análise SWOT cruzada fornece novas peças estratégicas para as empresas utilizarem, ajudando a aumentar sua competitividade no mercado em que atuam, corrigir falhas e prevenir erros.

Com isso, a TOWS se torna uma ferramenta muito importante para o planejamento estratégico, não apenas para enfrentar problemas ou acelerar o crescimento de um negócio, mas também para embasar e nortear as decisões, tornando-as mais assertivas.

Como fazer uma matriz TOWS?

Veja os cruzamentos existentes na matriz TOWS que geram insights para a tomada de ação e elaboração de estratégias:

  • Estratégia Ofensiva: forças x oportunidade;
  • Estratégia Confrontativa: forças x ameaças;
  • Estratégia de Reforço: fraquezas x oportunidades;
  • Estratégia Defensiva: fraquezas x ameaças.

Perceba como é necessário contar com as informações apuradas pela SWOT tradicional para elaborar a TOWS. Com o diagnóstico da empresa feito pela primeira análise, torna-se possível explorar isso na segunda análise, deste modo, criando um plano de ações para suprir as carências e necessidades de acordo com as informações extraídas da TOWS.

Ficou com alguma dúvida sobre o modelo tradicional? Então leia mais sobre ela em Análise SWOT: o que é, seu objetivo e como fazer. Para outros assuntos, consulte a disponibilidade dos nossos e-books feito especialmente para você.

Software-Alstrategy-Plano