Mapas estratégicos: Saiba mais sobre esse recurso.

Para alcançar um objetivo, é necessário traçar uma estratégia. Sem um planejamento estratégico para alinhar metas e objetivos, com o operacional da empresa, é complicado alcançar os resultados almejados.

O mapa estratégico faz parte da metodologia Balanced Scorecard e é um recurso indispensável para consolidar as estratégias da empresa.

Mapas estratégicos

Para entender o funcionamento do mapa estratégico, é necessário entender o conceito de BSC, Balanced Scorecard. A definição de BSC pode ser descrita como um modelo de gestão estratégica para mensurar a evolução da empresa diante das metas, indicadores e objetivos traçados.

Mapas estratégicos

A função do BSC é fazer com que o gestor entenda claramente os objetivos da estratégia traçada e assim, possa definir as ações estratégicas que devem ser executadas. Para isso, o Balanced Scorecard abrange quatro perspectivas: Financeira, mercado, processos internos e aprendizado.

 

As 4 perspectivas do BSC

A lógica é a seguinte: Para que a empresa seja lucrativa, é preciso satisfazer às necessidades do mercado e consequentemente, os clientes. Para tal, é necessário melhorar os processos internos utilizando o aprendizado e a experiência adquirida, para poder evoluir constantemente.

Mapas estratégicos

Depois que cada perspectiva for compreendida e qual o seu impacto para empresa, é preciso definir os objetivos, os indicadores, as metas e os projetos estratégicos.

Mapas estratégicos

Para que as perspectivas e as ações estratégicas fiquem mais claras e organizadas, é essencial construir um mapa estratégico. Desta forma, os objetivos ficam distribuídos de forma ordenada e alinhados aos indicadores de desempenho, evidenciando cada ação que deverá ser executada.

 

Mapa estratégico

O mapa é repartido em quatro faixas, referentes às quatro perspectivas estratégicas: Perspectiva financeira, Perspectiva do mercado, Perspectivas de processos internos e perspectiva de aprendizado.

Mapas estratégicos

Em seguida, é necessário colocar as ações estratégicas que serão realizadas em cada uma, para que os objetivos sejam alcançados em cada perspectiva. Normalmente, algumas setas são colocadas interligando as ações para mostrar quais delas favorecem ou impactam umas às outras.

Mapas estratégicos

Há softwares que possibilitam um gerenciamento do mapa estratégico de uma forma muito mais dinâmica e automatizada. É possível acompanhar os indicadores de desempenho em tempo real e ainda criar planos de ação, para que os objetivos traçados sejam alcançados de maneira mais assertiva. Além disso, é possível realizar a gestão orçamentária e a projeção financeira em uma só ferramenta, proporcionando mais agilidade, segurança e eficiência aos profissionais de controladoria e gestão.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.