Indicadores de desempenho: Otimize sua gestão estratégica.

Que planejar é o melhor caminho para alcançar os objetivos almejados, todo mundo sabe. Não é novidade alguma que a projeção de dados é o melhor caminho para traçar a trajetória que a empresa deseja percorrer ao longo do ano.

No entanto, como saber se a instituição está evoluindo conforme o desejado? É complicado identificar o que realmente interessa em meio a uma série de resultados, que são importantes como um todo, mas muitas vezes não mostram com exatidão a evolução de unidades e centros de custo.

Indicadores de desempenho

Para realizar o planejamento estratégico, é necessário ter clareza na hora de definir metas e objetivos, para depois poder mensurá-los de forma assertiva. Para isso, há um recurso muito utilizado para gestores de companhias dos mais diversos segmentos para acompanhar os resultados mais efetivamente.

 

Indicadores de desempenho

Como o nome mesmo já diz, indicadores de desempenho ou KPI (Key Performance Indicator) são dados quantitativos que servem como indicadores para que a empresa possa avaliar o desempenho positivo ou negativo do que está sendo executado. Obviamente, não é qualquer métrica que pode ser considerada um indicador. Para tal, é necessário que tal resultado esteja ligado a evolução operacional da empresa, fazendo com que a melhora nesse indicador reflita diretamente nos objetivos da instituição.

Indicadores de desempenho

 

Os indicadores podem ser divididos basicamente em dois grupos: Estratégicos ou de qualidade. O primeiro grupo mostra mais claramente as metas e objetivos, possibilitando a comparação de ações passadas com as atuais. Já o segundo grupo, está relacionado a serviços, produção e processos internos.

Indicadores de desempenho

 

Os indicadores de desempenho também podem ser relacionados a setores: Por exemplo: No setor financeiro, há indicadores de desempenho utilizados como: Receitas, despesas, Lucro ou prejuízo e lucratividade. Tais indicadores conseguem medir a evolução do setor, para que os gestores e a equipe possam visualizar claramente se os resultados estão positivos ou não.

 

Mapas estratégicos

Há empresas que utilizam a metodologia do balanced scorecard (BSC), que alinha em um mapa, objetivos e indicadores de desempenho, de acordo com quatro perspectivas: Financeiras, cliente, processos internos e aprendizado. Nesse contexto, o mapa estratégico é um recurso muito utilizado para detalhar as estratégias, proporcionando uma visão clara de metas e objetivos.

Indicadores de desempenho

A utilização de indicadores de desempenho é fundamental para que o mapa estratégico possa ter êxito, já que eles auxiliam os gestores a mensurar os resultados da empresa. Planos de ação também são utilizados no processo do mapa estratégico, para que os objetivos sejam alcançados assertivamente.

 

Bem-vindos à modernidade

Enquanto ainda há empresas que acompanham indicadores de desempenho por meio de planilhas e desenvolvem mapas estratégicos em word ou power point, há instituições que otimizaram e muito o processo, utilizando softwares de gestão orçamentária.

Indicadores de desempenho

Tais ferramentas possibilitam a criação e acompanhamento de indicadores de desempenho em tempo real, com a possibilidade de alinhá-los com planos de ação e mapas estratégicos. Além disso, é possível realizar a análise de performance do planejamento orçamentário, que inclui a projeção de vendas, planejamento de RH, projeção de investimentos e etc.

Indicadores de desempenho

Ainda há a possibilidade de realizar projeção de cenários, forecast, gestão matricial de despesas e ainda obter uma consolidação de resultados em poucos segundos. Assim, a gestão empresarial fica muito mais eficiente, rápida e segura e os indicadores de desempenho mais assertivos e com mais aplicabilidade para sua empresa.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.