Planejamento estratégico: 4 dicas essenciais para usar na sua empresa.

Quando pensamos em abrir uma empresa, a nossa primeira ideia é ter sucesso nessa empreitada e ganhar muito dinheiro. Isso é o que a maioria das pessoas desejam quando abrem seu próprio negócio. Reconhecimento, status e uma conta bancária gorda. Há aqueles mais humildes que querem simplesmente fechar o ano sem nenhuma dívida.

Planejamento estratégico

Seja como for, nessa fase inicial surgem muitas ideias. Ainda mais se a empresa não for gerida apenas por uma pessoa e sim, por sócios ou por uma diretoria. Excelentes ideias se perdem se não forem estudadas e organizadas em um planejamento. As metas devem estar claras e projetadas para que os objetivos sejam alcançados conforme o desejado.

Planejamento estratégico

A empresa que já está consolidada no mercado, também precisa gerir as metas e objetivos, estudando os cenários para que aquela boa ideia, que sempre surge, traga resultados positivos e não impacte negativamente a ponto de levar a instituição à bancarrota. Nesse artigo, iremos abordar 4 dicas essenciais para otimizar o planejamento estratégico na sua empresa.

 

Indicadores de desempenho

Para desenvolver o planejamento estratégico de forma assertiva, é necessário estabelecer quais os indicadores de desempenho ou KPI, como também são chamados, são métricas que indicam a performance da empresa.

Planejamento estratégico

Tais indicadores podem ser quantitativos os qualitativos e devem ser assertivos na função de indicar os resultados evolutivos da instituição e assim servir de parâmetro para uma tomada de decisão mais eficiente.

 

Planos de ação

O plano de ação é muito utilizado por gestores para atingir metas e melhorar os indicadores de desempenho. Tal recurso auxilia a definir as ações, na maioria das vezes a curto prazo, a serem realizadas, determinando os responsáveis e os prazos a serem executados.

Planejamento estratégico

Assim, fica mais fácil colocar em prática a estratégia traçada e acompanhar a evolução dos objetivos determinados. Por exemplo: Para alavancar as vendas no dia das mães, é possível desenvolver um plano de ação para a promoção de tal linha de sapato e assim, chegar aos índices desejados.

 

Mapa estratégico

Mapa estratégico é uma metodologia derivada do BSC (Balanced ScoreCard), na qual os objetivos estratégicos são organizados sob perspectivas distintas, a fim de que a estratégia da empresa fique clara aos gestores.

Planejamento estratégico

Os objetivos são organizados em diagramas e interligados entre sim, com relações de causas e efeitos e podem ser atrelados a indicadores de desempenho e planos de ação. Assim, a estratégia traçada se comunica melhor com os membros da instituição e o acompanhamento é realizado de forma mais eficiente e assertiva.

 

Escolha o melhor software

Há muitas maneiras de desenvolver os recursos citados nesse artigo, mas a tecnologia está aí para otimizar essas tarefas. Há softwares que realizam essas e outras funcionalidades de uma forma muito mais rápida, eficiente e assertiva. Há aplicativos, inclusive, que desenvolvem não só o planejamento estratégico, como também a projeção orçamentária, proporcionando um melhor controle de budget e uma gestão inteligente de despesas.

Planejamento estratégico

Para escolher a melhor opção, é preciso pesquisar as vantagens de cada modelo e o custo benefício que melhor se encaixa a sua empresa. Há ferramentas robustas e completas, que auxiliam na parte estratégica e financeira, com armazenamento na nuvem e que funcionam como SAAS. Vale a pena utilizar a tecnologia a favor de melhores resultados.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.