Orçamento matricial: O que é e como aplicar na sua empresa.

O orçamento matricial é uma metodologia na qual as receitas e despesas são analisadas, cruzando linhas e colunas, como em uma matriz. Normalmente, em uma empresa, os centros de custo possuem um gestor e este fica responsável por gerir o orçamento que lhe foi destinado para tal.

Orçamento matricial

Desta forma, é comum que alguns setores fiquem com as despesas inchadas, já que o gestor, muitas vezes, prefere solicitar um valor maior e não correr riscos de faltar verba para cumprir o que foi determinado.

Orçamento matricial

Na visão matricial, o gestor de pacote administra o orçamento de um tipo de despesa para todos os centros de custo, mantendo uma análise imparcial dos custos e promovendo o benchmarking entre os setores da empresa.

 

 

Entendendo orçamento matricial

 

As entidades são as unidades da estrutura organizacional da empresa, como por exemplo: setores, unidades e etc. Já os pacotes, são o agrupamento de receitas e despesas de uma mesma natureza, como por exemplo: Despesas com viagens. Nesse caso, o dono do pacote de despesas com viagens irá cuidar do orçamento deste fim para todos os centros de custo e não somente daquele que ele atua.

Orçamento matricial

Normalmente, os pacotes são dispostos verticalmente, enquanto as entidades horizontalmente.  Na fase proposto, o gestor da entidade propõe o orçamento que ele acha adequado. No entanto, é o gestor do pacote, por meio de visão matricial, que irá aprovar ou negociar tal valor, o que se denomina: Fase de negociação.

Orçamento matricial

Na etapa de aprovação, o orçamento é finalizado e inicia-se a fase acompanhamento. Por meio da gestão matricial de despesas, é possível comparar o planejado x realizado e analisar a linha da tendência, para ter uma visão se o que foi definido inicialmente irá atingir o objetivo final. Caso os valores estejam fora do que foi determinado, é possível criar planos de ação para atingir os números almejados.

 

Otimize o GMD na sua empresa

Para facilitar a realização do orçamento matricial, com muito mais assertividade, muitas empresas estão utilizando software de gestão orçamentária, que possibilitam a visualização da tendência de forma automática, além da avaliação dos pacotes com fácil acesso dos dados e análise dos maiores desvios de contas, proporcionando uma tomada de decisão muito mais rápida e eficiente.

Orçamento matricial

O software de gestão orçamentária possibilita também a realização do planejamento de RH, projeção de vendas, planejamento de investimento, projeção de cenários, análise de DRE, entre outros. É possível criar planos de ação e indicadores de desempenho, criar mapa estratégico e modelos de despesas e receitas.

Orçamento matricial

Há modelos inda, que possuem armazenamento na nuvem e que funcionam como SAAS, proporcionando mais segurança ao processo orçamentário, além de rapidez na consolidação de resultados. Com certeza, são soluções robustas, especialmente desenvolvidas para profissionais de controladoria e gestão.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.