As vantagens de integrar o planejamento estratégico ao orçamentário

As vantagens de integrar o planejamento estratégico ao orçamentário
Publicado em 23/02/2021 - Atualizado em 29/03/2021 | Planejamento Orçamentário

Como você já sabe, o planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, ele define os objetivos do negócio e o que será necessário colocar em prática para que sejam alcançados. No entanto, isso só acontece, efetivamente, quando há uma sinergia entre a definição de metas e a gestão orçamentária.

Ao longo das últimas décadas, pudemos acompanhar diversas histórias de empresas que, por falta de um bom planejamento, acabaram declarando falência ou perdendo espaço no mercado para a concorrência. Um exemplo é a companhia aérea Varig, que pode ser considerada um caso típico de fracasso organizacional.

A empresa já foi uma das melhores e mais conhecidas companhias aéreas do mundo. Além disso, a qualidade e o conforto oferecido aos passageiros a tornaram referência no ramo de aviação aérea, bem como os cuidados com seus funcionários e o treinamento de excelência. Porém, por falhas na gestão, a Varig começou a passar por crises, resultando em perda de passageiros e, posteriormente, o decreto de falência em 2006.

 

A ascensão da Gol

Para a Varig, faltou o alinhamento entre o planejamento estratégico e orçamentário para encontrar oportunidades de melhorias, gerenciar riscos e analisar cenários. Para a Gol, no entanto, todos esses fatores estavam muito bem alinhados e possibilitaram que a empresa comprasse a Varig e aumentasse o seu faturamento em 17 vezes em apenas cinco anos.

Na época, a Gol analisou as próprias fraquezas e decidiu seguir por esse caminho: focar em suas falhas e, a partir de um estudo aprofundado em seus concorrentes, seguir uma estratégia diferente das demais companhias aéreas.

A empresa começou a vender passagens via internet, investiu em promoções noturnas e passou a oferecer apenas viagens econômicas. Assim, conseguiu atrair pessoas que queriam economizar em suas viagens e tornou os seus custos de operação até 60% mais baratos do que os da concorrência.

O case de sucesso da Gol é apenas um exemplo de como um planejamento estratégico e orçamentário bem alinhados podem fazer a diferença para o sucesso de um negócio. Porém, existem diversas outras vantagens proporcionadas por meio da sinergia entre esses dois tipos de gestão. A seguir, apresentamos algumas delas: 

 

Viabilização de projetos 

Tomar decisões não é algo simples, principalmente quando está em jogo algo tão grandioso como o futuro ou a reputação de uma empresa. No entanto, quando se associa o planejamento estratégico ao planejamento orçamentário, esse processo se torna menos doloroso e mais assertivo. Afinal, esses dois levantamentos servem para evitar “tiros no escuro”. Ou seja, inibe que decisões sejam tomadas com base em achismos.

Os planejamentos estratégico e orçamentário podem contribuir desde a contratação e demissão de profissionais, até a definição do preço dos produtos e serviços. Assim, asseguram que todos os fatores foram analisados e que as ações e investimentos a serem implantados não representam qualquer tipo de risco para o setor ou à empresa em si. 

 

Engajamento das equipes 

O engajamento dos colaboradores é indispensável para o sucesso de uma empresa. Afinal, quando as equipes se sentem desvalorizadas e desmotivadas, se torna praticamente impossível alcançar qualquer tipo de objetivo. 

Nesse sentido, os planejamentos estratégico e orçamentário também podem ser grandes aliados dos resultados da empresa. Isso porque eles fazem muito mais do que projeções para o futuro: tornam as metas e objetivos visuais, demonstram a importância de cada colaborador para o processo e apresentam estimativas de como pode contribuir para o sucesso de um projeto ou da empresa. Despertando, assim, o sentimento de dono, a produtividade e o engajamento de todos. 

 

Como integrar os planejamentos 

Como é possível perceber, a integração do planejamento estratégico à gestão orçamentária apresenta inúmeros benefícios para as empresas. Mas o melhor é que a tecnologia já permite fazer o alinhamento dessas duas frentes de forma simples, rápida e automatizada

A ferramenta responsável por fazer essa integração é o software de planejamento orçamentário. Esse sistema reúne inúmeras informações e dados, e possibilita fazer a gestão do RH, do orçamento anual e dos indicadores de desempenho, bem como desenvolver planos de ações e gerar relatórios e gráficos personalizados.    

Além de todas essas funcionalidades, o software ideal ainda apresenta outras importantes vantagens. Como, por exemplo, a redução de erros e falhas, a otimização do tempo, a segurança dos dados e a simulação de cenários. Se você precisa de ajuda para escolher o fornecedor de tecnologia para seu negócio, sugerimos a leitura do artigo Quando uma empresa de tecnologia oferece muito mais que um software.

Leia Também

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

31/08/2021

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

Estima-se que entre 20% e 40% das planilhas usadas por organizações ao redor do mundo para controle financeiro possuem algum tipo de falha. Basta um erro de digitação na fórmula para comprometer os resultados do planejamento estratégico e causar prejuízos. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.