Sua empresa ainda realiza o orçamento em planilhas?

Sua empresa ainda realiza o orçamento em planilhas?
Publicado em 14/12/2018 - Atualizado em 26/05/2020 | Planejamento Orçamentário

Estamos em pleno século XXI, mas bem distantes daquela realidade futurista retratada no desenho “Os Jetsons”. Muito se modernizou e hoje em dia, temos a tecnologia como uma grande aliada no nosso cotidiano. No entanto, será que estamos extraindo todos os benefícios dos avanços tecnológicos?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre transformação digital. Tal termo define o processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho interno e assim, obter melhores resultados. Então, a pergunta se repete, mas agora no âmbito profissional: Sua empresa extrai todos os benefícios dos avanços tecnológicos? 

Transformação digital no planejamento orçamentário

A transformação digital é algo que tem que ser implementado no DNA da empresa, para que possa trazer os resultados esperados. Somente digitalizar tarefas que antes eram realizadas de forma manual, não pode ser denominada propriamente como uma transformação digital. Existem softwares que otimizam processos internos, proporcionando mais segurança, assertividade e rapidez.

Hoje em dia, está cada vez mais comum utilizar soluções completas, que possibilitam unificar dados, metas e o acompanhamento de diversos setores, proporcionando uma melhor integração dos objetivos da empresa. Na iminência de 2019, ainda há profissionais apegados às velhas planilhas para realizar o orçamento anual de grandes companhias. Esse é um exemplo clássico de como as empresas digitalizam o processo, mas não o otimizam.

Transforme a gestão da sua empresa

O mercado possui soluções completas, com um excelente custo-benefício, que realizam o planejamento orçamentário da empresa e ainda, a projeção de vendas, investimentos, folha de pagamento, entre outros. Um software de planejamento bem estruturado possibilita a projeção de cenários, gestão matricial de despesas, mapas estratégicos e muitas outras funcionalidades. Mais do que simplesmente controlar o orçamento empresarial, tal ferramenta possibilita uma visão ampla de resultados e oportunidades, fazendo que os gestores possam enxergar além de informações atreladas a um determinado período e sim, objetivos estratégicos a longo prazo.

Se sua instituição ainda não experimentou uma solução dessa robustez, essa é uma boa dica. É possível transformar a gestão com funcionalidades especialmente desenvolvidas para otimizar o dia a dia dos profissionais da área, unificando as informações em um único lugar e gerando mais controle, segurança, agilidade e retorno para a companhia. 

Leia Também

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Fechamento dos resultados do ano: como deixar essa atividade mais eficaz

15/12/2020

Fechamento dos resultados do ano: como deixar essa atividade mais eficaz

O fechamento dos resultados anuais é de extrema importância, pois além de obrigatório, permite consolidar tudo que foi feito ao longo dos meses e serve para a elaboração de uma estratégia eficaz para a gestão orçamentária, bem como o crescimento corporativo. [Leia mais]

Planejamento 2021: foco na retomada do crescimento

11/12/2020

Planejamento 2021: foco na retomada do crescimento

Empresas e empreendedores devem criar ou rever o plano estratégico da empresa, de modo que o cenário seja não apenas de recuperação, mas também de crescimento. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.