Software de gestão orçamentária: Entenda essa tecnologia

Hoje em dia é fácil ter acesso a diversas informações e dados. Com poucos cliques ou alguns toques na tela do smartphone, é possível verificar o saldo bancário, navegar nas redes sociais, conferir a previsão do tempo, entre outras coisas.

A tecnologia tem avançado em uma velocidade enorme e os layouts, gráficos e animações estão melhores a cada dia, proporcionando uma melhor navegação e muito mais mobilidade e agilidade para as pessoas. E para gerir o orçamento empresarial de uma corporação, será que as ferramentas tecnológicas também estão sendo adotadas para uma melhor gestão financeira da instituição?

 

Software de gestão orçamentária

Apesar do receio de muitas empresas ainda em aderir ao uso de softwares de gestão orçamentária, outras tantas já estão desfrutando dos benefícios dessa ferramenta. Além de desenvolver o planejamento financeiro de uma forma muito mais segura, ágil e eficiente, ainda realiza análise de performance do planejado X realizado, auxilia na elaboração dos indicadores de desempenho, planos de ação, projeção de cenários, análise de DRE, entre outras funcionalidades.

Ao contrário do que muitos pensam, os aplicativos de gestão orçamentária com tecnologia em armazenamento na nuvem são muito seguros, visto que as informações são criptografadas e divididas em uma série de servidores externos, dificultando o ataque de hackers. Além disso, toda a movimentação fica registrada no sistema e ainda possui backup de alta disponibilidade.

Além de evitar a perda de dados que normalmente acontece com o uso de planilhas, tais funcionalidades deixam o processo orçamentário muito mais otimizado e a projeção de fluxo de caixa assertiva. E não é só isso.

 

Dashboard financeiro

Em meio a tantas funcionalidades especificas para uma melhor gestão orçamentária, controllers e gerentes financeiros estão se beneficiando de uma em específico, que tem auxiliado e muito o gerenciamento financeiro empresarial: Dashboard financeiro. Alguns modelos de software de gestão orçamentária possuem um módulo de dashboard com diversos modelos de gráficos com atualização em tempo real, fácil visualização de dados e ainda com a possibilidade de analisar os dados separadamente por unidades, centros de custo e projetos.

Além disso, é possível dividir os gráficos por páginas, organizando os dados por categorias que desejar. Assim é possível visualizar um dashboard especifico de despesas, vendas, fluxo de caixa, folha de pagamento, faturamento, entre outros. O monitoramento dos dados e resultados fica muito mais fácil, rápido e eficiente. Vale a pena experimentar essa ferramenta.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: