Blog, Controladoria

Rolling Forecast: acompanhe o orçamento mais de perto

A pandemia apresentou um cenário inesperado, com mudanças repentinas que estabeleceram novas perspectivas na gestão das empresas. Apesar de não ser uma novidade, o rolling forecast (ou orçamento contínuo) vem como escolha de metodologia a ser aplicada no planejamento orçamentário de muitas companhias.

Enquanto as organizações lidavam com um orçamento estático e sem revisões periódicas, a volatilidade do mercado – tão evidente nos últimos dois anos – mostrou outro lado da moeda. Hoje, é essencial checar o orçamento constantemente para que sua gestão não seja surpreendida.

Neste artigo você saberá mais sobre o orçamento contínuo, se este modelo é ideal para o seu negócio, quais as vantagens de adotá-lo e como a tecnologia pode ser uma facilitadora.

O que é?

O rolling forecast é um processo que acontece mensalmente e não considera períodos fechados – ou seja, não analisa o todo (ano) e sim, as partes (meses). A base é sempre do mês em questão, com uma avaliação que ocorre logo no fim do mesmo para projetar o orçamento deste intervalo para o ano seguinte.

Imagine que o gestor faz a revisão do mês de março de 2021. Após acompanhar o orçamento de perto e realizar os devidos ajustes, a gestão passa a considerar estes dados para o planejamento orçamentário de março de 2022.

Essa metodologia é principalmente indicada para empresas que possuem um ciclo de vendas de produtos e/ou serviços curtos – como é o caso do setor varejista. Outro exemplo são organizações de tecnologia, que são impactadas constantemente por inovações e mudanças no mercado tech.

Mas não fica restrito apenas a essas opções, sendo possível de utilizar em todos os segmentos, porém nem sempre o esforço que o processo demanda compensa os benefícios. Por isso, os gestores devem avaliar bem se é aderente à sua estratégia.

Porque escolher o Rolling Forecast

O rolling forecast possui benefícios que vão desde a agilidade para revisão entre o planejado x realizado, até economia de tempo e recursos para a elaboração do planejamento orçamentário do próximo ano.

O orçamento contínuo permite que o trabalho dos gestores também fique ainda mais visível, porque é possível perceber os impactos dos resultados obtidos com as estratégias definidas pela empresa. Além disso, supre a necessidade daquelas que têm dificuldades em rever seus orçamentos anuais.

Ainda, acompanhar regularmente o orçamento, oferece uma visão em tempo real dos recursos investidos nas atividades. Com a clareza das despesas necessárias, a tarefa exige apenas uma revisão orçamentária ajustada para as estratégias estabelecidas pelo negócio para o ano seguinte. Por fim, tudo isso colabora para que o planejamento orçamentário seja mais assertivo e ágil.

Apoio na tecnologia

Sim, é possível realizar o rolling forecast em planilhas eletrônicas, mas algumas empresas se apoiam na tecnologia para fazer esse processo ser muito mais eficiente. Há funcionalidades em softwares de planejamento orçamentário que otimizam o tempo dos gestores e contribuem com as análises e produtividade.

Ao descentralizar o orçamento contínuo, o trabalho das equipes também se torna mais fluido, com mais envolvimento do corpo gestor para alcançar os objetivos do negócio. A partir de recursos de relatórios personalizados e dashboards interativos, também é possível visualizar as informações de maneira mais dinâmica, rápida e segura.

A revisão orçamentária mensal pode parecer trabalhosa, pois exige tempo e energia dos gestores envolvidos, no entanto, sua implementação pode ser facilitada quando respaldada pela tecnologia. A escolha de um software é decisiva para garantir que as necessidades do negócio sejam atendidas.

Leia também: 5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico – e veja como a sua empresa pode ser beneficiada pela tecnologia.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: