Projeção orçamentária: Tenha bons resultados em 2017

Quem não quer começar 2017 com o pé direito? Todo mundo espera que esse ano que está prestes a começar seja muito melhor do que o ano que se despede.  Os meses que compuseram 2016 foram marcados pela crise econômica que assolou o país, escândalos políticos, alto índice de desemprego e tragédias que chocaram a população.

No entanto, para que esse ano seja melhor, com resultados positivos e metas alcançadas, é preciso planejamento. Grande parte das empresas realizam a projeção orçamentária e o planejamento estratégico meses antes do encerramento do ano. Antes mesmo da virada, o orçamento empresarial já está definido e os objetivos traçados.

Se sua instituição ainda não desenvolveu o planejamento orçamentário, não se desespere. Ainda dá tempo de realizar o processo orçamentário para uma melhor gestão orçamentária. Para ganhar tempo e ainda ser mais assertivo no gerenciamento financeiro empresarial, fique atento às dicas desse artigo:

 

Gestão orçamentária otimizada

Para um planejamento financeiro eficiente, muitas empresas estão adotando o orçamento colaborativo ou participativo, no qual os gestores de cada centro ficam responsáveis por estabelecer o orçamento e por administrá-los. Além disso, a governança corporativa também apresenta bons resultados para empresas que desejam a transparência nas finanças.

O planejamento de RH auxilia a instituição a realizar a projeção de folha de pagamento e assim, planejar todos os encargos comuns ao setor para que eles não coincidam com outras despesas da companhia. O planejamento de vendas também é importante, visto que faz com que as metas e objetivos sejam direcionados por região, produto, vendedor, entre outros, alinhando as expectativas da diretoria com os objetivos de cada núcleo.

Antes de comprar equipamentos ou investir em bens, o planejamento de investimentos é essencial para calcular a depreciação, parcelamentos e créditos para que o caixa da empresa não sofra impactos negativos. No caso de indústrias, a projeção de volumes e custos é eficiente para projetar despesas com matérias-primas em relação aos custos de produção, quantidade de estoque e etc.

Use o que há de melhor no mercado

Estamos entrando em 2017 e portanto, não tem motivos para continuar preso a velhos métodos. Muitas empresas estão deixando as planilhas de lado na hora de desenvolver o planejamento econômico e optando por softwares de gestão orçamentária, que proporcionam um controle financeiro mais assertivo.

Além de realizar os recursos citados acima, tais ferramentas realizam análise de performance do planejado x realizado, auxiliam a determinar indicadores de desempenho e ainda realizam projeção e análise de cenários. Há a possibilidade de desenvolver planos de ação e monitorá-los em tempo real, além de gerar relatórios de fácil visualização e dashboards com variedade de gráficos, que proporcionam uma consolidação de resultados muito mais rápida.

Há aplicativos com armazenamento na nuvem, agregando mais mobilidade ao gestor. E se o investimento é o que preocupa, há modelos que funcionam como SAAS, com um custo-benefício incrível. Além disso, tais ferramentas são muito mais seguras visto que possuem backup de alta disponibilidade, acesso restrito pelo administrador e criptografia de dados.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: