Blog, Tesouraria

Projeção de fluxo de caixa: Como planejar em meio ao caos?

Projeção de fluxo de caixa: Como planejar em meio ao caos?

Em meio a tantas oscilações político-econômicas, é até complicado falar em planejamento. 2016 foi ano marcado por crise, escândalos e mudanças governamentais que afetaram grande parte dos brasileiros.

Várias empresas fecharam as portas e tantas outras entraram em recuperação judicial, tentando sobreviver nesse período conturbado que o país atravessava. Esse ano começou com expectativas melhores. Os especialistas econômicos traçaram cenários positivos e 2017 chegou com prenúncios de dias mais amistosos.

No entanto, com a eleição de Donald Trump ao governo americano e suas temidas medidas protecionistas, mais uma vez os empresários e cidadãos do mundo se viram apavorados. Com tantas coisas acontecendo, parece complicado realizar o planejamento orçamentário, a fim de preparar a empresa para possíveis mudanças de cenários.

Contudo, a projeção financeira ainda é o melhor caminho para garantir um melhor controle do budget. Confira a seguir dicas para deixar o planejamento econômico mais assertivo e eficaz.

Projeção de fluxo de caixa

Independente do segmento da sua empresa, a projeção de fluxo de caixa é essencial para um melhor controle financeiro. Não importa se o profissional de controladoria e gestão opte pelo planejamento utilizando base histórica ou OBZ, a análise de DRE é indispensável para verificar custos e despesas, levando em consideração as necessidades peculiares de cada unidade e centro de custo.

Após realizar o planejamento de RH, a projeção de vendas, o planejamento de investimentos e volumes e custos, a projeção de cenários pode auxiliar os gestores a traçar estratégias em possíveis mudanças político-econômicas que possam ocorrer ou então, a testar metas e objetivos, verificando os impactos que estes podem causar ao caixa da empresa.

Se o realizado não estiver conforme o planejado, é possível realizar forecast para realizar a revisão do orçamento empresarial e ajustar os valores para cumprir o que foi planejado. Assim, as finanças ficam sob controle e a projeção de fluxo de caixa mais eficiente. Além disso, é possível utilizar a gestão matricial de despesas (GMD) para manter o budget ajustado às necessidades da instituição.

A solução ideal

Mesmo que muitas empresas ainda realizem o planejamento estratégico e financeiro por meio de planilhas, esse já é considerado um método ultrapassado. Atualmente, softwares de gestão orçamentária realizam todos os recursos citados acima de uma maneira muito mais rápida, eficiente e segura.

Além de auxiliar na gestão empresarial, tais ferramentas possibilitam a análise de performance do planejado x realizado, de uma forma muito mais assertiva. Há modelos que possuem indicadores de desempenho e planos de ação, além de proporcionar a consolidação de resultados em poucos segundos.

Hoje em dia, não é preciso ficar preso ao escritório, já que há aplicativos que possuem armazenamento na nuvem, possibilitando que o gestor acesse suas informações de qualquer lugar com acesso à internet.

Problemas de perda de dados ou com a permissão de usuários, são facilmente resolvidos com os softwares de planejamento orçamentário. Tudo fica registrado no sistema e o administrador dá a permissão de usuários, horários e dispositivos autorizados. Vale a pena pesquisar a respeito.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: fluxo de caixa, Projeção