Blog, Controladoria

Projeção de custos fixos e variáveis: 4 vantagens em automatizar o processo

Planejamento é a chave para alcançar os resultados que o seu negócio espera, e a projeção de custos, parte muito importante deste documento, prepara sua gestão para o que está por vir. No entanto, esta etapa pode ser desafiadora, pois leva em consideração dois tipos de custos. Os valores fixos, que são levantados mais facilmente, visto que os gastos são essenciais para a execução das atividades e previstos com mais clareza; e os custos variáveis das operações, que são mais desafiadores, pois geralmente são relacionados ao volume de vendas.

Por isso, a automação do planejamento orçamentário vem como um recurso para equilibrar os esforços da gestão nas atividades fundamentais – como a projeção de custos, por exemplo. Automatizar também colabora com a produtividade e torna o processo mais transparente.

Conheça então 4 benefícios em utilizar um software de planejamento orçamentário na projeção de custos:

Histórico de informações

Um dos desafios encarados pelos gestores é justamente estimar gastos variáveis. A projeção de custos equivocada pode gerar impactos no fluxo de caixa da empresa, surpreendendo a gestão orçamentária com despesas que não foram previstas adequadamente.

Com a automação, é possível avaliar, a partir de dados anteriores, a estimativa de custos variáveis para o planejamento seguinte, contribuindo com tomadas de decisão mais assertivas.

Aumento de produtividade

Apesar de ser mais simples estabelecer os custos fixos, os variáveis exigem mais tempo e atenção por parte dos responsáveis, o que torna a atividade mais complexa. O apoio de uma ferramenta de automação torna o processo mais curto – porque é possível estabelecer parâmetros para essas despesas.

Com a informação histórica citada no primeiro tópico, a gestão pode acompanhar os valores investidos anteriormente, projetar os gastos futuros e definir planos de ação com base em informações do realizado. Dessa forma, os gestores poderão otimizar seu trabalho e focar em análises que contribuam de forma estratégica para a empresa.

Processos com mais qualidade

Um dos benefícios que a gestão pode comprovar ao adotar um software de planejamento orçamentário é a melhoria na qualidade e na consistência de seus processos internos. A inteligência de dados e informações parametrizadas a partir das regras de negócio, geram análises mais consistentes e também reduzem os riscos de erro humano.

O detalhamento de dados proporciona uma previsão mais fundamentada para levantar os custos variáveis e facilita o processo de acompanhamento dos resultados, através de relatórios e dashboards customizáveis, além do drilldown dos valores. Por fim, os gestores podem projetar, comparar cenários e, ainda, apresentar as informações de maneira clara e concisa para os stakeholders.

Mais oportunidades para a gestão

Utilizar um software de planejamento orçamentário não exime o gestor de acompanhar o desempenho do seu setor de perto – muito pelo contrário! A ferramenta exige um monitoramento constante, e é neste ponto em que a gestão orçamentária pode ser beneficiada com oportunidades de melhoria no orçamento – e até de investimentos futuros.

Baseado em um processo de análise constante, são identificados pontos em que o planejamento orçamentário pode ser otimizado. A economia de despesas dos custos variáveis ou investimentos que trouxeram resultados positivos, por exemplo, são apenas algumas das oportunidades que podem gerar insights valiosos para a sua gestão.

Programar custos é crucial para garantir que um negócio seja capaz de alcançar os objetivos estabelecidos, e quais recursos serão necessários para o sucesso. Sendo assim, adotar um software de planejamento orçamentário tem como objetivo potencializar os resultados.

Existem ferramentas que contam com features para realizar operações essenciais, acompanhar e aprimorar a saúde financeira do seu negócio, ao mesmo tempo em que otimiza as atividades da gestão. Confira no artigo “Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação”.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: