Projeção de cenários: Um recurso poderoso em tempos de crise

No dia a dia, precisamos planejar ações, vislumbrar possíveis situações e nos preparar para poder alcançar objetivos pessoais ou profissionais. Afinal, sem planejamento é muito mais complicado realizar grandes projetos e sonhos.

Como isto se aplica também para o cotidiano da empresa, é importante que os gestores planejem o orçamento do período, mas também pensem em possíveis mudanças que podem acontecer no mercado que influenciem a empresa e seus resultados.

Assim, a projeção de cenários é necessária para que a empresa se prepare para situações que possam acontecer. Afinal, em momentos de instabilidade econômica, fica difícil para profissionais de controladoria e gestão realizarem o planejamento orçamentário com assertividade, mas os cenários econômicos podem auxiliar na gestão financeira da empresa.

 

Como aplicar a projeção de cenários?

Vamos exemplificar o assunto com esta situação: Alice é controller de uma fábrica de molho de tomate orgânico. Todo ano, ela faz o planejamento financeiro, levando em consideração diversos fatores que podem impactar no fluxo de caixa da empresa.

Cuidadosa, Alice faz o planejamento de RH, assim como a projeção de volumes e custos, para que o planejamento de investimentos esteja de acordo com a estratégia geral da empresa.

Porém, apesar de Alice desenvolver um planejamento estratégico, levando em consideração projeções de vendas e estimando a exportação das mercadorias como de costume, a produção da empresa depende de uma boa safra, algo externo à empresa, mas de suma importância.

Se há alterações climáticas previstas para o ano que podem alterar a produção e, consequentemente, o que foi decidido no planejamento econômico, bem como variações de câmbio que podem impactar na exportação, é interessante realizar as simulações de cenários.

 

Quais são as vantagens de elaborar cenários?

A projeção de cenários auxilia o gestor a se antecipar a acontecimentos futuros, fazendo com que a empresa esteja preparada em seu planejamento orçamentário para fatores que podem alterar seu fluxo de caixa. Então, no exemplo em questão, se Alice acha que podem ocorrer situações que comprometam o que foi planejado, é possível realizar projeções orçamentárias especificas para elas.

Se o cenário projetado de fato se concretizar, a empresa consegue ajustar suas estratégias com muito mais agilidade, pois tudo já está previsto, sendo necessário apenas realizar alguns ajustes e passar a utilizar o cenário como novo planejamento oficial.

Além disso, os gestores passam a ter muito mais segurança em sua tomada de decisão, que será embasada em números e projeções, não em opiniões sobre o assunto formadas rapidamente após a mudança do cenário externo.

 

Tipos de cenário e sua importância na estratégia da empresa

Cada empresa pode elaborar os cenários que desejar, independentemente da quantidade, porém os tipos mais comuns vistos no mercado são:

  • Otimista – a gestão projeta melhora no crescimento e avanço além dos esperados inicialmente. Isto pode ocorrer com aumento das vendas, mudanças bruscas no comportamento do consumidor, novas demandas do mercado etc. Com isso, a empresa precisa se preparar para atender aos pedidos, devendo se atentar ao estoque, produção e qualidade do serviço prestado.
  • Pessimista – este cenário indica piora nos índices da empresa, seja por diminuição das vendas, queda na produção, mudanças de leis ou alteração de preços que impactem em seus produtos. Ter este cenário projetado auxilia os gestores a buscarem alternativas para recuperar o que foi perdido, ajudando na elaboração de novas estratégias para que os negócios se mantenham relevantes, lucrativos e atingindo os objetivos propostos.

 

Conte com um aliado na projeção de cenários

É possível elaborar cenários em planilhas eletrônicas, porém o tempo para isto acaba sendo maior do que o desejado pelos gestores, além de colocar em risco a confiabilidade dos dados.

Também torna mais complicado o processo de tornar o cenário o planejamento oficial, pois será preciso configurar novamente todas as planilhas de consolidação para acompanhar o novo orçamento.

Por isso, é interessante contar com um software para planejamento orçamentário, que além de tornar a gestão mais ágil e segura, permite a criação de cenários em poucos cliques, trazendo um ganho de tempo expressivo para os gestores.

Esta ferramenta também apoia outras áreas do planejamento, como a projeção orçamentária OBZ ou por histórico, bem como forecasts, projeção de folha de pagamento, análise de performance, indicadores de desempenho, entre outros.

Outro recurso importante é a facilidade em comparar os cenários, visualizando rapidamente o que foi projetado nas várias situações e o planejamento oficial, facilitando a tomada de decisão para escolher qual cenário seguir.

É um investimento que traz excelentes resultados e não é tão caro como se imagina. Há opções no mercado que funcionam como SAAS e tem um ótimo custo-benefício.

Acompanhe mais informações sobre cenários neste vídeo:

 

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: