Blog, Tesouraria

Projeção de cenários: Sua empresa está preparada para a crise da carne?

Projeção de cenários: Sua empresa está preparada para a crise da carne?

Recentemente, o Brasil ganhou destaque na imprensa mundial por conta da operação “Carne Fraca”, realizada pela Polícia Federal, na qual acusava alguns frigoríficos e empresas de comercializar carnes adulteradas e impróprias para o consumo.

Grandes companhias do ramo, como a JBS e a BRF, foram envolvidas no escândalo, causando imensa revolta por parte dos consumidores e acarretando uma gigantesca instabilidade política ao país. Não estamos aqui para discutir se a operação foi certa ou não, mas as drásticas consequências que ela pode gerar à economia brasileira.

Afinal, os principais importadores de carnes já suspenderam a compra desses produtos e outros países já estão revendo o consumo de tais alimentos. São tempos difíceis para as empresas do ramo e para aquelas que estão diretamente ligadas à produção de carnes.

No entanto, mesmo se a sua instituição não faz parte desse grupo, ela pode sofrer com a crise que este escândalo possivelmente causará à economia.

Projeção de cenários

Situações como essa, acarretada pela operação “Carne Fraca”, são difíceis de prever. É impossível determinar quando ocorrerá um escândalo político ou algo que abale a economia do país. Porém, sabemos que eventualmente fatos dessa natureza acontecem, assim como oscilações na inflação, alterações cambiais e mudanças climáticas que podem impactar na receita da empresa.

Um recurso muito utilizado por instituições dos mais diversos segmentos, para preparar o fluxo de caixa e o orçamento empresarial para possíveis mudanças estratégicas, é a projeção de cenários. Tal ação possibilita testar trajetórias e estratégias que a empresa desejar traçar, em possíveis cenários econômicos.

Desta forma, o planejamento orçamentário fica mais assertivo, visto que a empresa pode ter um “plano b” caso algo mude no decorrer do tempo, ou simplesmente possibilita visualizar opções que podem gerar bons resultados.

Se há queda ou aumento da temperatura climática para aquele ano, assim como algum evento que vá influir na inflação ou no câmbio, como troca de governo ou medidas econômicas, estes podem ser projetados em novos cenários e os gestores têm a possibilidade de ajustar o budget para tal.

Software Alstrategy Plano

Amplie seus horizontes

A projeção de cenários pode ser eficaz em muitos casos, mas o modo de fazer pode melhorar os resultados do recurso. Não é de hoje que muitas empresas estão deixando as planilhas de lado na hora desenvolver o planejamento financeiro, optando por software de gestão orçamentária, que possibilitam não só uma projeção de cenários muito mais eficiente, mas também outras ações gerenciais.

Com tal ferramenta, é possível desenvolver planejamento de RH, projeção de vendas, gestão matricial de despesas, projeção de volumes e custos, entre outros. Para uma melhor assertividade na execução, é possível realizar a análise de performance do planejado x realizado, forecast e ainda ter acesso a relatórios e dashboards que possibilitam uma consolidação de resultados muito mais rápida.

É possível também determinar indicadores de desempenho e planos de ação, bem como criar mapas estratégicos e reunir diversas vertentes do processo orçamentário, em um único sistema. É muito mais agilidade, transparência e eficiência no gerenciamento financeiro empresarial.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Planejamento Orçamentário