Blog, Tesouraria

Projeção de Cenários: Motivos para sua empresa utilizar essa técnica

Sabe aquela pergunta clássica: Como você imagina sua vida daqui há 5 anos? As pessoas sempre ficam em dúvida na hora de responder, porque por mais que se tenha desejos, sonhos e metas, é difícil vislumbrar o que vai acontecer no futuro. Somos capazes de arriscar palpites, sem precisarmos assumir qualquer responsabilidade sobre o que vai se suceder, somente explicitando a vontade de estar naquela realidade futura.

Em uma empresa, as coisas não funcionam assim. Não se pode simplesmente arriscar palpites e traçar metas, pura e simplesmente baseado em vontades. É preciso ter respaldo em dados, em histórico e em recursos que possibilitem a previsão de como será o ano da instituição. Uma das formas de se fazer isso é através da projeção de cenários e muitas empresas adotaram esse método.

Por isso, listamos 4 motivos para a sua empresa investir em projeção de cenários:

 

Faça a projeção de cenários de vendas

Vamos analisar a seguinte situação: A economia está instável e os gestores identificam fatores que podem prejudicar o planejamento de vendas. Nesse caso, a empresa pode fazer uma projeção de cenário, incluindo tais fatores que podem modificar os resultados do que havia sido planejado e criar alternativas para uma nova situação.

Dessa forma, a instituição evita imprevistos e se prepara com antecedência para adversidades e realidades que podem vir a acontecer. No caso das vendas, é possível realizar a projeção de cenários de vendas, utilizando histórico de dados e planejando de acordo com variações econômicas, inflacionárias ou de recursos, que possam impactar no resultado desejado.

 

Realize projeções para investimentos

Investir é algo necessário, mas deve ser bem estudado. Tem que se levar em consideração muitos fatores antes de injetar dinheiro em determinada coisa. A projeção de cenários auxilia o investidor na tarefa de vislumbrar a melhor forma e momento de investimento, utilizando o planejamento orçamentário e o revisado do mesmo (Forecast), para projetar cenários otimistas ou pessimistas e assim, determinar como será realizado o investimento de forma mais segura.

 

Faça a projeção das despesas empresariais

Através do histórico de despesas do ano anterior, é possível realizar uma previsão do orçamento para o período atual. Sejam despesas internas com materiais, estrutura e até mesmo com o pessoal, a projeção de cenário auxilia a empresa a se preparar para possíveis realidades.

Um dos fatores que podem impactar no fluxo de caixa são as contratações e as demissões. É possível elaborar projeções de cenários, através do planejamento de RH realizado, determinando ajustes no quadro de funcionários para vislumbrar como será o resultado dos mesmos. Assim, a tomada de decisão fica mais assertiva e a empresa melhor preparada.

 

Projeção de cenários de volumes e custos

Com a economia instável, por mais que todos os custos e volumes com matérias-primas, insumos e materiais que a empresa necessita sejam dispostos no planejamento, muitas vezes é preciso fazer projeções com possíveis variações nos valores dos mesmos. Com a projeção de cenário, baseando-se em todos os reajustes que tais materiais possam sofrer, é possível fazer revisões periódicas nos mesmos a partir do momento que essa projeção for se consolidando.

 

Como realizar a projeção de cenários?

Há diversas maneiras de realizar projeção de cenários, seja com as tradicionais planilhas ou com softwares de gestão orçamentária. Hoje em dia, existem empresas especializadas em desenvolver tecnologia de ponta para a criação de ferramentas digitais que realizam planejamento financeiro, previsão orçamentária e fazem projeção de cenários.

O AllStrategy Plano é um software de gestão orçamentária e performance, com tecnologia totalmente na nuvem, que faz desde do planejamento financeiro e orçamentário, determina as despesas com cada centro de custo; unidade e eventos, faz análise completa e dinâmica de indicadores de desempenho e resultados e ainda faz projeção de cenários, com recurso de forecast. É um exemplo de software de planejamento orçamentário que tem mais de 1000 funcionalidades e auxilia empresas que desejam controlar suas finanças de forma eficiente e segura.

 

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: