Processo orçamentário: Controle as finanças de uma forma dinâmica

Processo orçamentário: Controle as finanças de uma forma dinâmica
Publicado em 11/08/2016 - Atualizado em 16/10/2020 | Planejamento Orçamentário

Quem não atua com finanças, até se arrepia só de ouvir falar em orçamento empresarial. Não é uma tarefa fácil desenvolver o planejamento orçamentário de uma instituição, ainda mais quando este envolve vários centros de custo, unidades de negócios e projetos.

Porém, quem vivencia a área de gestão e controladoria já está mais do que acostumado com a imensa quantidade de planilhas, números e dados que precisam administrar diariamente. Realizar a projeção orçamentária exige responsabilidade e muita atenção por parte de controllers e gestores financeiros, fazendo com que tal função seja um tanto quanto estressante.

No entanto, será que desenvolver o planejamento financeiro precisa ser algo tão maçante? Com a tecnologia evoluindo a todo vapor, os gestores podem usufruir das diversas ferramentas desenvolvidas para minimizar os esforços no processo orçamentário e ainda deixá-lo mais assertivo. 

 

Escolha a mobilidade

Hoje em dia, é difícil ficar o dia todo preso em um escritório. O mercado de trabalho exige profissionais multifacetados, fazendo com que o gestor precise estar em constantes reuniões externas, viagens, atuando não somente na empresa como também fora dela, necessitando de uma boa gestão do tempo.

Porém, não é mais necessário ficar limitado ao ambiente da empresa. Já existem aplicativos de gestão orçamentária em versão mobile. Assim é possível acompanhar os indicadores de desempenho, o planejado X realizado, monitorar os planos de ação e ainda interagir com os demais gestores envolvidos nos projetos por meio de tais ferramentas.

De um smartphone com acesso à internet, o profissional pode realizar análise de performance, com fácil visualização de dados em relatórios e dashboards atualizados em tempo real. O armazenamento na nuvem, proporciona mobilidade ao gestor de uma forma segura, visto que toda a movimentação fica registrada pelo sistema, a informação é criptografada e os acessos são autorizados somente pelo administrador. 

 

As vantagens do software de gestão orçamentária

Enquanto muitos gestores ainda quebram a cabeça desenvolvendo todo o planejamento financeiro por meio de planilhas e outros sistemas de apoio, há empresas que estão utilizando softwares de gestão orçamentária para otimizar a gestão empresarial como um todo.

Tais ferramentas foram desenvolvidas por especialistas no assunto e, portanto, geram as soluções esperadas. Há a possibilidade de realizar o planejamento de RH, com a projeção de folha de pagamento de forma estratégica. Recursos como planejamento de investimentos, projeção de fluxo de caixa, análise de DRE, forecast, são essenciais para a gestão financeira da empresa.

E as vantagens não são só essas. Há a possibilidade de realizar a prática da governança corporativa e do orçamento colaborativo, visto que o orçamento fica muito mais estruturado e transparente à diretoria. As consolidações das demonstrações contábeis ficam muito mais rápidas e eficientes, proporcionando um planejamento econômico mais assertivo e completo.

Além disso, não é mais necessário gastar uma fortuna comprando a licença de um software desse porte. Há desenvolvedores que disponibilizam o aplicativo por SAAS (Software As A Service), fazendo com que a empresa pague por números de usuários, usufruindo das funcionalidades como um serviço.

O Plano, é um exemplo de aplicativo que reúne todos recursos citados acima e tem um excelente custo-benefício. Não é à toa que possuem clientes dos mais diversos segmentos, já que sua tecnologia é 100% na nuvem, possui mais de 1.000 funcionalidades e suas inovações são constantes. Vale a pena pesquisar a respeito.

Leia Também

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

22/09/2020

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

Uma controladoria eficiente é capaz reduzir significativamente ou até mesmo erradicar os riscos citados acima, em empresas de todos os tamanhos. Porém, muitas organizações parecem não ter compreendido ainda a importância da controladoria como ferramenta para exercer uma gestão de excelência. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.