Blog, Tesouraria

Prepare o futuro da sua gestão com a projeção de cenários

Embora o mercado esteja aquecido com a retomada econômica, o período de instabilidade ainda assombra a gestão orçamentária das empresas. Após vivenciar um contexto de rápidas mudanças e incertezas, as organizações começam a entender de que forma se preparar para o “novo normal”.

A insegurança gerada pela pandemia acendeu um alerta para os gestores sobre o futuro dos negócios e como acompanhar as flutuações no cenário mundial. Com isso em mente, a projeção de cenários pode ser o diferencial entre o impacto positivo ou negativo do seu negócio.

Neste artigo, você vai entender como a estratégia pode ajudar a sua gestão a se preparar para as movimentações do mercado.

Projeção de cenários

Não havia como prever a crise de saúde global que se instalou em 2020 e seus desdobramentos. Entretanto, existem outros contextos que podem — e devem —  ser planejados para evitar surpresas no planejamento orçamentário.

Um exemplo é na identificação de oportunidades. Imagine que, hipoteticamente, os gestores ainda não sintam segurança na transação/tomada de decisão. Neste ponto, é possível traçar cenários em que a situação é favorável ou não, e preparar o planejamento estratégico para ambos os cenários.

Assim, é possível traçar quais serão os próximos passos, levando em consideração dados históricos sobre o que já foi realizado e funcionou (ou não) e planejar de acordo com os elementos que podem impactar no resultado.

Além disso, a projeção proporciona ainda mais benefícios para o dia a dia da gestão orçamentária, como:

Otimizar recursos

Permite entender quais recursos serão necessários para determinada situação, de forma a evitar o desperdício ou mesmo a ausência dos insumos. Dados históricos também são poderosos para identificar pontos de melhoria e despesas que a organização pode economizar.

Agilidade nos processos

Ao pensar quais cenários podem acontecer no futuro — seja ele próximo ou não —, a gestão não precisa se adaptar às pressas. A projeção facilita a identificação de ajustes de rota de maneira mais ágil e eficiente, permitindo melhorias no planejamento orçamentário de acordo com a necessidade do momento, como em casos de aumento na projeção de custos variáveis, por exemplo.

Tomada de decisões mais assertiva

Com mais agilidade para identificar as mudanças, é natural que o processo de tomada de decisões seja mais rápido também. Assim, a projeção contribui com uma análise mais assertiva do cenário, contribuindo com melhores resultados para a gestão orçamentária baseada nos antecedentes e informações pertinentes para a decisão.

Mais oportunidades para a gestão

Além dos recursos para otimizar o planejamento orçamentário e tomar melhores decisões, a projeção de cenários também contribui com uma visão mais ampla das oportunidades disponíveis para a organização. Ao ter clareza dos próximos passos, os gestores também podem analisar as propostas e identificar como potencializar seus resultados.

Para evitar imprevistos e desvios de rota sem planejamento, a projeção de cenários é uma alternativa que traz resultados positivos para a organização, bem como amplia seu leque de oportunidades.

Com o apoio da tecnologia, é possível usar a ferramenta para complementar as atividades operacionais e tornar o processo mais dinâmico e claro. Conheça os benefícios de incluir um software financeiro na sua rotina de trabalho no artigo “7 motivos para sua empresa usar um software de Gestão Orçamentária”

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: