Planejamento Orçamentário: E se tudo mudar?

Gestão orçamentária não é um processo simples. Preparar um planejamento orçamentário completo e colaborativo é muito importante para que o planejamento estratégico seja efetivamente realizado. É através deste processo que os gestores conseguem se organizar e providenciar tudo que a empresa necessita para crescer.

Entretanto, sabemos que o mercado pode ser surpreendente às vezes, e estar atento para possíveis mudanças pode salvar a sua empresa, ou até mesmo fazê-la crescer com oportunidades novas.

Para ter uma análise mais completa das possíveis mudanças, é necessário prever alguns cenários hipotéticos que podem acontecer durante o ano, na empresa e no mercado.

Existem alguns tipos de cenários muito utilizados por médias e grandes empresas:

 

Principal

É o planejamento orçamentário que foi aprovado e você precisa apenas acompanhar e ajustar as metas, receitas ou lucro esperado. Fique com esse, trabalhando nos detalhes de acordo com os resultados já realizados.

 

Pessimista

Não é porque no ano anterior nada de errado aconteceu, que neste ano não possa ocorrer. Previna-se e crie cenários considerando as oscilações de mercado, e também da sua empresa, que podem afetar negativamente o ano. Normalmente para estes cenários são levadas em consideração as premissas de mercado e expectativas de estudiosos da economia, a fim de conseguir se aproximar ao máximo do que pode impactar negativamente o planejamento orçamentário principal.

 

Otimista

As coisas também podem funcionar de uma forma excelente nesse novo ano, então planeje a gestão orçamentária de modo a entender como agir em caso de um aquecimento abrupto da economia, por exemplo, e também para saber como utilizar qualquer vantagem ou crescimento inesperado para um resultado ainda melhor, ou até mesmo para planos de expansão, investimentos e novos projetos.

Mesmo sendo estes os tipos de cenários mais conhecidos, muitas empresas têm seu próprio método de criar e analisar cenários, de acordo com entendimento do seu modelo de negócio e das oscilações que ele pode vir a sofrer, fazendo com que a gestão orçamentária da empresa torne-se uma ferramenta indispensável para definir os próximos passos

De qualquer forma, apenas criar os cenários não é suficiente. É muito importante o acompanhamento contínuo dos resultados realizados pela empresa, comparado ao planejamento orçamentário. É esse monitoramento que dirá com precisão se será necessário se voltar para algum cenário diferente do principal.

A criação de cenários deixa as empresas preparadas para possíveis surpresas do mercado, possibilitando que planos de ação sejam estudados antecipadamente, conforme a necessidade da situação. A sua empresa já trabalha com cenários?

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: