Planejamento orçamentário: Como será o ano para sua empresa?

Planejamento orçamentário: Como será o ano para sua empresa?
Publicado em 10/01/2019 - Atualizado em 06/10/2021 | Planejamento Orçamentário

Ano novo, novas expectativas. É natural que quando um novo período se inicia, as pessoas comecem a fazer planos e até mesmo, aquelas típicas promessas que muitos fazem e poucos cumprem. No entanto, para empresas, o processo é bem diferente. É necessário planejar ações e metas, contratações e demissões, investimentos e, ainda, projetar cenários, para que os objetivos sejam alcançados.

Enquanto muitas corporações realizam o planejamento orçamentário no ano anterior, outras deixam para realizar esse processo no início do período. O mais importante, não é somente fazer e, sim, como fazer. Afinal, existem ferramentas que otimizam a gestão orçamentária e ainda possibilitam um controle financeiro mais assertivo.

 

Transforme a sua gestão

Ao invés de realizar o planejamento financeiro em planilhas, comece o ano desfrutando dos benefícios da tecnologia. Atualmente, há excelentes opções de softwares de gestão orçamentária no mercado, que proporcionam mais segurança, transparência e agilidade para a empresa. O planejamento de RH pode ser realizado em poucos minutos e assim, projetar despesas e encargos com a folha de pagamento.

É possível planejar contratos, determinando as datas de reajustes, de uma forma rápida e prática. Além disso, há a possibilidade de projetar as metas de vendas por unidades, centros de custo e vendedor. É possível também criar mapas estratégicos, determinar e acompanhar indicadores de desempenho e planos de ação. Há softwares que possibilitam a gestão matricial de despesas, balanço patrimonial, entre outros. 

 

Escolha o melhor

Realmente, essa é uma solução maravilhosa, mas, para não errar na escolha, é preciso pesquisar aquela que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa. Há softwares que possuem tecnologia na nuvem e, portanto, possibilitam o acesso de qualquer lugar, a qualquer hora. Há possibilidade de gerar relatórios em tempo real e dashboards com uma grande variedade de gráficos, para um melhor acompanhamento do planejado x realizado.

Se há a preocupação com o custo da ferramenta, saiba que há opções com excelente custo-benefício. É importante também avaliar as soluções que possibilitem um prazo curto na implantação e ofereça um suporte eficiente. Pesquise e escolha a melhor para a sua empresa.

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.