Blog, Controladoria

Os desafios do processo orçamentário em meio às oscilações econômicas

Os desafios do processo orçamentário em meio às oscilações econômicas

Estamos chegando ao segundo semestre de um ano com um novo governo. Isso significa uma série de mudanças e turbulências no cenário político e econômico do país.

Tal período é um desafio ainda maior para as empresas, que precisam manter o orçamento sob controle mesmo com tantas oscilações econômicas. Afinal, as medidas e decisões que o governo determina, afetam a bolsa de valores, inflação, impostos, entre outras variáveis que podem impactar direta ou indiretamente na saúde financeira das empresas.

Então, como é possível ter controle sob o orçamento empresarial? 

Ajuste o planejamento orçamentário

Poderíamos falar que a resposta para essa questão é o planejamento, mas isso você já deve saber. O que diferencia um bom processo orçamentário é a maneira como ele é realizado. Se há muitas oscilações econômicas que dificultam a elaboração do planejamento, a projeção de cenários é uma excelente aliada para prever situações que podem comprometer o fluxo de caixa da empresa. Conhecendo os cenários otimistas e pessimistas, os gestores estarão mais preparados para decisões mais rápidas e seguras.

Não perca tempo

No mundo corporativo, sabemos que o tempo é um fator decisivo. É necessário ter agilidade para acompanhar os resultados obtidos, para ter decisões mais rápidas. Monitorar o planejado x realizado, contar com indicadores de performance bem direcionados, planos de ação estruturados e uma análise de resultados transparente garante um melhor aproveitamento para a empresa.

Pode parecer algo simples e até mesmo corriqueiro, mas os recursos citados acima, são indispensáveis para que as empresas atinjam os objetivos dos seus planejamentos estratégicos, mantendo o controle orçamentário mesmo em épocas de oscilações econômicas e muitas ainda os não usam. Assegure-se que sua empresa utiliza funcionalidades eficazes para realizar um planejamento orçamentário criterioso, que tenha uma boa performance financeira e estratégias bem definidas, para ter resultados melhores.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, Orçamento Empresarial, Planejamento Orçamentário