Blog, Controladoria

Orçamento sem planilhas: Entenda as vantagens

Orçamento sem planilhas: Entenda as vantagens

O mundo pode ser dividido em dois tipos: Os que amam o Excel e os que odeiam o programa. Provavelmente, aqueles que nutrem um desafeto pelo software da Microsoft, na verdade, não sabem como usá-lo propriamente.

O Excel é de grande ajuda para aqueles que precisam desenvolver planilhas, já que conta com a possibilidade de incluir fórmulas que automatizam cálculos diversos e de gerar gráficos em tempo real.

Por ter recursos matemáticos e possibilidade de customização de planilhas, o Excel é muito utilizado por especialistas em controladoria e gestão. Estes usam o sistema para desenvolver o planejamento orçamentário, distribuindo os arquivos entre os responsáveis por custos e despesas, para posteriormente realizar a consolidação de resultados.

Apesar de ser um software excelente, o uso do Excel pode comprometer o processo orçamentário de empresas, principalmente de médio e grande porte. Perda de dados, erro de fórmulas e bugs no sistema, são exemplos comuns entre os usuários do programa da Microsoft. Entenda como otimizar o orçamento empresarial sem utilizar planilhas:

A solução está na tecnologia

Para minimizar falhas na projeção financeira, muitas empresas estão desenvolvendo o planejamento econômico em software de gestão orçamentária. Tal ferramenta possibilita o planejamento de RH, projeção de vendas, planejamento de investimentos, projeção de cenários, entre outros.

Há a possibilidade realizar análise de performance, monitorar o planejado x realizado, determinar indicadores de desempenho e criar planos de ação. Além disso, o administrador tem total controle dos usuários que acessam o sistema, autorizando os horários, dispositivos e módulos que cada colaborador pode utilizar.

O software de planejamento orçamentário realiza a consolidação de resultados em poucos segundos, gerando relatórios de fácil visualização e ainda conta com um dashboard com ampla variedade de gráficos customizáveis. Projetar a folha de pagamento leva poucos minutos, possibilitando um gerenciamento inteligente de despesas muito mais rápido.

Há modelos que possuem armazenamento na nuvem, proporcionando mobilidade ao gestor, que não precisa mais ficar preso ao escritório para acessar seus dados. E ainda há a possibilidade de realizar a gestão matricial de despesas, já que alguns aplicativos oferecem tal módulo.

Encontre a melhor ferramenta digital

Hoje em dia, há diversos softwares de gestão orçamentária no mercado. Desde dos mais robustos aos mais simples. As vantagens de utilizar tal ferramenta para realizar o planejamento financeiro de empresas dos mais diversos segmentos, são inúmeras, mas a melhor opção é aquela que se adequa melhor às necessidades da sua instituição.

Ainda existe o velho paradigma que tudo que é bom, é caro, mas isso não precisa se aplicar ao software de planejamento orçamentário. Há excelentes opções que funcionam como SAAS, fazendo com que a empresa utilize o sistema como um serviço, sem efetuar a compra de licenças exorbitantes.

Pesquise a fundo as funcionalidades que cada software oferece e o melhor custo-benefício para sua empresa. Com certeza, tais ferramentas proporcionam um melhor controle financeiro e transparência no orçamento empresarial.

Para complementar seu entendimento sobre o assunto, assista este vídeo sobre elaborar um orçamento sem planilhas e com muito mais agilidade:

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Orçamento Empresarial, Orçamento sem planilhas, Tecnologia