Blog, Controladoria

Orçamento empresarial no celular: O futuro chegou

Orçamento empresarial no celular: O futuro chegou

Imagine que estamos no ano de 1999. O celular ainda é uma novidade que desperta desconfiança e desejo de muitos, no entanto, é um artigo de luxo para poucos. Ligar para seus contatos, usufruindo de uma mobilidade fantástica, e mandar um torpedo era coisa do outro mundo.

Pense, então, falar para alguém daquela época, que no futuro seria possível pagar contas, efetuar compras, assistir vídeos e ouvir músicas pelo celular? Obviamente, ninguém acreditaria. Hoje em dia, estamos indo além desta realidade.

Se formos parar para pensar, as coisas não mudaram muito de lá para cá. Ainda encaramos com desconfiança as novidades tecnológicas que surgem no mercado. Quando são inovações voltadas a princípio para pessoas físicas, como foi o caso do WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outros, a aceitação é um pouco mais rápida. Porém, quando são tecnologias propostas ao mundo corporativo, a resistência se torna muito maior.

Software Alstrategy Plano

Orçamento empresarial mobile

O planejamento orçamentário é um processo complexo e maçante, que, na maioria das vezes, envolve vários profissionais, muitas horas de trabalho e concentração. A fim de minimizar esforços e otimizar a projeção financeira, empresas desenvolveram software de gestão orçamentária, que realiza o planejamento econômico de forma muito mais rápida e segura.

Apesar da segurança ser um item fundamental para a escolha desse tipo de ferramenta, visto que toda a movimentação no sistema deve ficar registrada em backups de alta disponibilidade e o administrador é quem permite os acessos e visualizações dos usuários, ainda há resistência na utilização deste produto.

Enquanto muitas empresas já usufruem dos inúmeros benefícios proporcionados pelo software de planejamento financeiro, outras ainda se prendem a velhos processos. A fim de proporcionar ainda mais mobilidade e acompanhando as tendências de mercado, alguns desenvolvedores estão disponibilizando a gestão orçamentária em versão mobile. Afinal, atualmente utilizamos o celular para quase tudo e, por que não, para gerir o orçamento empresarial?

Para o gestor que se desloca em viagens e reuniões, pode acompanhar os indicadores de desempenho, planos de ação, analisar justificativas, inserir comentários e, assim, poder acompanhar a performance do planejamento orçamentário de qualquer lugar.

Tecnologia que move obstáculos

A tecnologia tem auxiliado muito os profissionais de controladoria e gestão. Enquanto o orçamento empresarial levava meses para ser concluído, hoje, com o uso de software de planejamento financeiro é possível realizá-lo em poucos dias.

É possível realizar a projeção de vendas, planejamento de investimentos, da folha de pagamento, assim como a projeção de cenários, criar modelos de despesas e receitas, realizar OMD, mapa estratégico, forecast e, com isso, ter uma análise de desempenho e uma consolidação dos resultados muito mais assertivas.

Ainda há modelos de aplicativos e softwares com armazenamento na nuvem, que proporcionam, além da segurança ao usuário, mobilidade para realizar a gestão empresarial. E se a preocupação está no investimento para utilizar tal maravilha, saiba existem ferramentas que funcionam como SaaS e podem ser utilizadas como serviço, diminuindo o custo para a empresa contratante.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, Orçamento Empresarial, Planejamento Orçamentário