O que esperar do mercado financeiro em 2019?

O que esperar do mercado financeiro em 2019?
Publicado em 26/02/2019 - Atualizado em 29/05/2020 | Gestão

Segundo as informações divulgadas no Boletim Focus, desenvolvido pelo Banco Central, os especialistas recuaram na previsão do crescimento do PIB de 2019, de 2,55% para 2,53%.

Com a inflação baixa e a atividade ainda fraca devido ao início do ano, o último relatório indica que a Selic passou de 7,13% para 7% ao ano, mas os especialistas esperam a manutenção da taxa no patamar de 6,50% ao ano, até outubro de 2019.

Ainda de acordo com o relatório, a mediana do IPCA seguiu com alta de 3,69%. A projeção para 2019 é de 4,01%. Já para a inflação, a meta é de 4,25% com margem de 1,5 ponto.

Qual é o impacto?

Para uma boa gestão dos negócios, a empresa precisa agir nas oportunidades de mercado e, portanto, estar atenta às questões como inflação, renda per capta, expansão econômica, política salarial, tecnologias e etc. Em uma visão macroeconômica, o administrador deve estar ciente dos diferentes índices da atividade econômica e das mudanças na política que possam afetar seu nível de decisão.

Afinal, as mudanças nesse âmbito podem impactar na capacidade da empresa em atingir os níveis esperados de receita, lucratividade e até mesmo obter os investimentos ou financiamentos de que precisa. A inflação, por exemplo, pode impactar direta ou indiretamente nos custos industriais, despesas, encargos, investimentos em tecnologias e por isso, deve ser assimilada e projetada em um orçamento empresarial. 

Como sua empresa pode utilizar tais dados?

Essas previsões podem mudar ao longo do ano, mas já possível ter uma boa noção de como está o cenário econômico do país. A questão mais importante, é como sua empresa pode utilizar essas informações no planejamento anual.

Se a economia apresenta sinais de melhora, isso vai impactar nas suas vendas e, portanto, é necessário realizar as projeções do setor para assegurar um retorno positivo. Além disso, as contratações, demissões e encargos da folha de pagamento também podem sofrer impactos conforme a economia. Os investimentos desejados pela empresa, assim como questões relacionadas à estoque, deslocamento com viagens, importações ou exportações ou inúmeras variantes, também devem ser projetadas levando em consideração o cenário econômico do país nesse ano.

Leia Também

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

22/09/2020

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

Uma controladoria eficiente é capaz reduzir significativamente ou até mesmo erradicar os riscos citados acima, em empresas de todos os tamanhos. Porém, muitas organizações parecem não ter compreendido ainda a importância da controladoria como ferramenta para exercer uma gestão de excelência. [Leia mais]

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

14/04/2020

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

A cada dia fica mais nítido o quanto o mundo está interligado. A globalização e a tecnologia uniram todo o mundo em uma Aldeia Global, permitindo que grandes distâncias fossem vencidas com transmissões de televisão ou poucos cliques na internet. [Leia mais]

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

09/04/2020

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

Existem momentos que o cenário econômico nos obriga a tomar algumas medidas para proteger o caixa da empresa. Estamos vendo essa situação atualmente: as organizações estão olhando com muita atenção para suas despesas a fim de entender o que realmente é necessário para o funcionamento da operação empresarial, e o que, pelo menos provisoriamente, pode ser pausado. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.