O que esperar do mercado financeiro em 2019?

Segundo as informações divulgadas no Boletim Focus, desenvolvido pelo Banco Central, os especialistas recuaram na previsão do crescimento do PIB de 2019, de 2,55% para 2,53%.
Com a inflação baixa e a atividade ainda fraca devido ao início do ano, o último relatório indica que a Selic passou de 7,13% para 7% ao ano, mas os especialistas esperam a manutenção da taxa no patamar de 6,50% ao ano, até outubro de 2019.
Ainda de acordo com o relatório, a mediana do IPCA seguiu com alta de 3,69%. A projeção para 2019 é de 4,01%. Já para a inflação, a meta é de 4,25% com margem de 1,5 ponto.
Qual é o impacto?
Para uma boa gestão dos negócios, a empresa precisa agir nas oportunidades de mercado e, portanto, estar atenta às questões como inflação, renda per capta, expansão econômica, política salarial, tecnologias e etc. Em uma visão macroeconômica, o administrador deve estar ciente dos diferentes índices da atividade econômica e das mudanças na política que possam afetar seu nível de decisão.
Afinal, as mudanças nesse âmbito podem impactar na capacidade da empresa em atingir os níveis esperados de receita, lucratividade e até mesmo obter os investimentos ou financiamentos de que precisa. A inflação, por exemplo, pode impactar direta ou indiretamente nos custos industriais, despesas, encargos, investimentos em tecnologias e por isso, deve ser assimilada e projetada em um orçamento empresarial.
Como sua empresa pode utilizar tais dados?
Essas previsões podem mudar ao longo do ano, mas já possível ter uma boa noção de como está o cenário econômico do país. A questão mais importante, é como sua empresa pode utilizar essas informações no planejamento anual.
Se a economia apresenta sinais de melhora, isso vai impactar nas suas vendas e, portanto, é necessário realizar as projeções do setor para assegurar um retorno positivo. Além disso, as contratações, demissões e encargos da folha de pagamento também podem sofrer impactos conforme a economia. Os investimentos desejados pela empresa, assim como questões relacionadas à estoque, deslocamento com viagens, importações ou exportações ou inúmeras variantes, também devem ser projetadas levando em consideração o cenário econômico do país nesse ano.
Leia Também

10/11/2020
A importância do uso da DRE como instrumento de gestão
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) retrata de forma transparente e direta a composição do resultado econômico da empresa. Ela é obtida a partir de um processo dedutivo: os custos e despesas são extraídos da receita bruta e, dessa forma, o lucro ou prejuízo é apurado. [Leia mais]

22/09/2020
Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa
Uma controladoria eficiente é capaz reduzir significativamente ou até mesmo erradicar os riscos citados acima, em empresas de todos os tamanhos. Porém, muitas organizações parecem não ter compreendido ainda a importância da controladoria como ferramenta para exercer uma gestão de excelência. [Leia mais]

14/04/2020
5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado
A cada dia fica mais nítido o quanto o mundo está interligado. A globalização e a tecnologia uniram todo o mundo em uma Aldeia Global, permitindo que grandes distâncias fossem vencidas com transmissões de televisão ou poucos cliques na internet. [Leia mais]
Sobre a Allstrategy
A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.