O que é FP&A e qual sua importância para as empresas?

O que é FP&A e qual sua importância para as empresas?
Publicado em 15/03/2022 - Atualizado em 15/03/2022 | Gestão

O planejamento financeiro é fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização. Sua análise direciona a gestão a tomar decisões estratégicas de maneira mais segura e assertiva, envolvendo um processo que vai do planejamento orçamentário à previsão de cenários e análise de tendências.

Esta é a premissa do FP&A (ou financial planning and analysis), sigla em inglês para planejamento e análise financeira, que propõe buscar alternativas para a gestão a partir de atividades que visam organizar as finanças da organização. Neste artigo, você vai entender o que é o FP&A e qual sua importância para as empresas.

 

FP&A: o que é? 

Parte estratégica da empresa, o FP&A é responsável por acompanhar de perto a área financeira do negócio e projetar os objetivos a serem alcançados. Trata-se de um conjunto de atividades focadas em garantir a saúde financeira de toda a organização.

Seu planejamento envolve desde a criação do orçamento até o acompanhamento dos resultados de cada decisão tomada internamente. Isso significa que, de ponta a ponta, os profissionais desta área atuam para garantir a eficiência da gestão orçamentária.

 

Quem é o profissional de FP&A?

Peça-chave dentro do planejamento orçamentário, o FP&A pode envolver mais do que um analista, uma vez que o volume de atividades a serem desempenhadas é alto, assim como a sua responsabilidade. 

Este profissional (ou equipe) pode ser da área de controladoria e atua de acordo com as metas definidas pelo CFO e CEO da organização. Funciona como um gestor do desempenho financeiro da empresa e suas atribuições são:

 

  • Acompanhamento e análise de performance a partir de KPIs e demonstrativos financeiros como balanço patrimonial, DRE etc;
  • Projeção de cenários com base nas estratégias e objetivos definidos, bem como o contexto externo à organização;
  • Desenvolvimento e apresentação de relatórios gerenciais;
  • Compilação de dados financeiros;
  • Análise e consolidação de informações para definir o orçamento;
  • Análise financeira dos números da empresa e sua apresentação para a diretoria
  • Acompanhamento de despesas de todas as naturezas;
  • Análise de impacto das tendências sobre o que foi previsto e desempenhado pela gestão orçamentária;
  • Reporte dos resultados financeiros para a gestão e equipe financeira.

A atuação deste profissional é bastante relevante para a empresa e impacta diretamente no seu crescimento, uma vez que suas ações estão ligadas ao planejamento estratégico da organização. Veja por que é importante investir em FP&A na sua organização.

 

Qual a sua importância para as empresas?

As atividades que envolvem o FP&A são de grande responsabilidade, já que dizem respeito ao desempenho da organização e sua capacidade de desenvolvimento. Por tratar-se de uma área estratégica, a ausência de um profissional ou equipe dedicada para este papel pode comprometer as análises financeiras do negócio. 

Isso não significa que uma empresa sem uma área ou analistas de FP&A não poderá se desenvolver. Entretanto, será mais complexo acompanhar de perto os resultados e tomar decisões estratégicas a partir deles. 

Assim, com o intuito de simplificar e otimizar a forma que os setores financeiros administram o planejamento orçamentário, é essencial contar com profissionais capacitados para atuar nas atividades e garantir a qualidade do processo.

Dessa forma, é possível apoiar a organização com uma gestão orçamentária mais estratégica e alinhada com seus propósitos, com atenção ao uso de recursos e definindo ações focadas no crescimento do negócio. 

Neste sentido, a tecnologia é um importante suporte, auxiliando o dia a dia dos profissionais responsáveis pelo FP&A e otimizando o tempo das atividades que envolvem todo processo. 

 

Por que considerar a tecnologia em FP&A?

Um software de planejamento orçamentário possibilita acompanhar os números e entregar insights de forma rápida e clara, em tempo de poder aprimorar as estratégias ou, ainda, fazer um ajuste de rota e repensar o que foi planejado. 

Assim, com uma análise gerencial mais ágil, o FP&A aliado à tecnologia é um recurso poderoso para fornecer o apoio necessário que a gestão precisa para tomar decisões mais seguras. 

Por fim, ao incluir a ferramenta na rotina empresarial, você gera ganhos de produtividade, ao mesmo tempo em que extrai ao máximo do processo orçamentário. 

Leia Também

Gestão 5.0: a nova realidade das empresas

10/05/2022

Gestão 5.0: a nova realidade das empresas

A gestão 5.0 surge para acompanhar os avanços tecnológicos já implementados pela Indústria 4.0 e as demandas da sociedade em estar mais conectada. [Leia mais]

ESG na visão do cliente

18/04/2022

ESG na visão do cliente

Além da qualidade e preço, atualmente o consumidor busca por empresas que atendam não somente suas demandas diretas, mas também suas expectativas perante questões que se relacionam a outros aspectos - o ESG é um exemplo. [Leia mais]

Forecast e revisões: vantagens para a gestão orçamentária

22/03/2022

Forecast e revisões: vantagens para a gestão orçamentária

O final do primeiro trimestre do ano tem bastante importância para a gestão orçamentária em muitas empresas. É neste período que a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é analisada a fim de avaliar os dados obtidos até o mês de março, com o intuito de estudá-los e, caso haja necessidade, propor uma revisão orçamentária. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.