O que é FP&A e qual sua importância para as empresas?

A premissa do FP&A (financial planning and analysis, em inglês) envolve o planejamento e a análise financeira, propondo a busca por alternativas para a gestão, a partir de atividades que visam organizar as finanças da empresa.

Afinal, o planejamento financeiro é fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização. Sua análise direciona a gestão a tomar decisões estratégicas de maneira mais segura e assertiva.

E tudo isso envolve um processo que vai do planejamento orçamentário à previsão de cenários e análise de tendências – exatamente o que o FP&A propõe.

Neste artigo, você vai entender o que é o FP&A e qual sua importância para as empresas.

 

FP&A: o que é?

O primeiro passo para poder aplicar o FP&A com qualidade na empresa, é entender seu conceito. Como já vimos, a sigla em inglês pode ser traduzida como Planejamento e Análise Financeira.

Assim sendo, é parte estratégica da empresa, além de ser responsável por acompanhar de perto a área financeira do negócio e projetar os objetivos a serem alcançados.

Trata-se de um conjunto de atividades focadas em garantir a saúde financeira de toda a organização. Seu planejamento envolve desde a criação do orçamento até o acompanhamento dos resultados de cada decisão tomada internamente.

Isso significa que, de ponta a ponta, os profissionais desta área atuam para garantir a eficiência da gestão orçamentária. Contando com diversos processos, ferramentas e estratégias, o FP&A traz mais clareza para a empresa.

 

Quem é o profissional de FP&A?

O FP&A é realizado por analistas, essencialmente, podendo envolver mais de um no processo, pois o volume de atividades a serem desempenhadas é alto, assim como a sua responsabilidade.

Este profissional (ou equipe) pode ser da área de controladoria e atua de acordo com as metas definidas pelo CFO e CEO da organização. Funciona como um gestor do desempenho financeiro da empresa e algumas de suas atribuições são:

  • Acompanhamento e análise de performance a partir de KPIs e demonstrativos financeiros como balanço patrimonial, DRE, DFC etc.;
  • Projeção de cenários com base nas estratégias e objetivos definidos, bem como análise do contexto externo à organização;
  • Desenvolvimento e apresentação de relatórios gerenciais;
  • Compilação de dados financeiros;
  • Análise e consolidação de informações para definir o orçamento;
  • Análise financeira dos números da empresa e sua apresentação para a diretoria;
  • Acompanhamento de despesas de todas as naturezas;
  • Análise de impacto das tendências sobre o que foi previsto e desempenhado pela gestão orçamentária;
  • Reporte dos resultados financeiros para a gestão e equipe financeira.

A atuação deste profissional é bastante relevante para a empresa e impacta diretamente no seu crescimento, uma vez que suas ações estão ligadas ao planejamento estratégico da organização.

A popularização da área no Brasil tem acontecido nos últimos anos, então é comum que muitas empresas ainda não saibam com clareza como aplicar o FP&A em sua gestão.

Neste mesmo ponto está a formação do profissional, que pode encontrar cursos e materiais na internet, para orientar suas ações nesta nova área.

Dito isso, veja por que é importante investir em FP&A na sua organização.

 

Qual a sua importância para as empresas?

As atividades que envolvem o FP&A são de grande responsabilidade, já que dizem respeito ao desempenho da organização e sua capacidade de desenvolvimento.

Por tratar-se de uma área estratégica, a ausência de um profissional ou equipe dedicada para este papel pode comprometer as análises financeiras do negócio.

Isso não significa que uma empresa sem uma área ou analistas de FP&A não poderá se desenvolver. Entretanto, será mais complexo acompanhar de perto os resultados e tomar decisões estratégicas a partir deles.

A tendência é que, em alguns anos, as áreas da empresa se tornem ainda mais integradas. Isso é essencial para o acompanhamento dos resultados, além de facilitar o planejamento, alinhando-o com as metas da companhia.

Assim, com o intuito de simplificar e otimizar a forma que os setores financeiros administram o planejamento orçamentário, é essencial contar com profissionais capacitados para atuar nas atividades e garantir a qualidade do processo.

Dessa forma, é possível apoiar a organização com uma gestão orçamentária mais estratégica e alinhada com seus propósitos, com atenção ao uso de recursos e definindo ações focadas no crescimento do negócio.

Neste sentido, a tecnologia é um importante suporte, auxiliando o dia a dia dos profissionais responsáveis pelo FP&A e otimizando o tempo das atividades que envolvem todo processo.

Com esta metodologia, as planilhas não são o melhor recurso, pois podem conter erros, que prejudicam a visualização de dados, além de demandar atualização automática dos números.

Um dos principais objetivos do FP&A é trazer mais clareza e dinamismo para a gestão e isso não pode ser alcançado sem a automação da área financeira.

 

Por que considerar a tecnologia em FP&A?

Como comentamos, a tecnologia é essencial para a utilização do FP&A na empresa. Um software de planejamento orçamentário possibilita acompanhar os números e entregar insights de forma rápida e clara.

Assim, é possível ajustar e aprimorar as estratégias em tempo real ou, ainda, fazer um ajuste de rota e repensar o que foi planejado.

Assim, com uma análise gerencial mais ágil, o FP&A aliado à tecnologia é um recurso poderoso para fornecer o apoio necessário que a gestão precisa para tomar decisões mais seguras.

Com o mercado mudando constantemente, é fundamental que as empresas tenham dados confiáveis à mão, para agir com segurança e minimizando os riscos da gestão.

O AllStrategy Plano é o software de planejamento orçamentário mais completo do mercado, permitindo que você planeje e acompanhe sua gestão financeira em poucos cliques.

 

Invista no futuro da sua empresa

Como vimos, o FP&A é uma ferramenta importante para que as empresas planejem e acompanhem o orçamento. Ter essas informações claras é fundamental para o bom andamento da gestão financeira.

Por ser uma área relativamente nova, é essencial investir em estudos e pesquisas de mercado, para aplicar a metodologia da melhor maneira. Aliado a tudo isso, a tecnologia é a base para a utilização plena do FP&A.

A solução ideal é um software de gestão orçamentária, que permita o planejamento orçamentário, bem como o acompanhamento dos resultados em tempo real.

Assim, é possível tomar decisões rapidamente, aproveitando oportunidades e mitigando riscos que possam surgir.

Por fim, ao incluir a ferramenta na rotina empresarial, você gera ganhos de produtividade, ao mesmo tempo em que extrai ao máximo do processo orçamentário.

Conheça o AllStrategy Plano e descubra como o software se adequa à sua gestão financeira.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: