Como ter mais mobilidade na gestão empresarial

Como ter mais mobilidade na gestão empresarial
Publicado em 14/06/2016 - Atualizado em 08/10/2020 | Estratégia

Tempo é dinheiro. Quantas vezes você já ouviu essa frase? A expressão é antiga, mas ainda muito válida nos dias de hoje. Em mundo cada vez mais competitivo, não se pode dormir no ponto. Mais do que isso, é preciso estar sempre a um passo à frente dos demais.

Aqueles que gerenciam uma empresa, um departamento ou uma equipe, sabem da importância de estarem sempre atualizados com que há de melhor no mercado para otimizar os processos internos.

Assim, dentro dos objetivos da empresa, o planejamento estratégico é um recurso que trabalha diretamente com o tempo e como estabelecer estratégias que auxiliem no atingimento dos mesmos. Com isso, todas as ferramentas que tragam maior agilidade e flexibilidade, são bem-vindas. Hoje em dia, porém, também é preciso pensar em mobilidade.

 

Mobilidade é a palavra de ordem

Imagine a seguinte situação: um executivo está prestes a sair para uma reunião externa, apreensivo com prazos e relatórios que ainda não estão finalizados. São várias planilhas que devem ser atualizadas pelos gestores de cada centro de custo, muitos e-mails sobre o andamento dos processos, mas ele não pode esperar mais. No caminho, ele pensa em todos os indicadores de desempenho e nos projetos que estão em andamento, mas somente quando ele voltar para o escritório, ele poderá analisar tais dados.

Não muito longe, outro executivo também está indo para uma reunião. No percurso, ele analisa o andamento dos projetos, interage com a equipe por meio de comentários, verifica os índices dos indicadores de desempenho em gráficos de fácil visualização e se atualiza sobre os dados mais recentes de cada unidade ou centros de custo. Tudo isso em tempo real, no seu celular.

Hoje em dia, esta tecnologia mobile está se popularizando através de aplicativos de gestão orçamentária. A grande diferença entre as duas situações pode se resumir em uma única palavra: Mobilidade. Enquanto o primeiro executivo está engessado em um sistema convencional, o outro buscou ferramentas que possibilitem que ele esteja sempre conectado com os índices da empresa seja onde for.

 

Seu planejamento estratégico em qualquer lugar

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que faz com que a empresa estabeleça uma direção na qual a instituição deverá seguir. Portanto, toda a equipe deve estar engajada para atingir os objetivos determinados. Para que todas as ações propostas sejam realizadas de maneira plena e eficiente, é preciso executar cada passo de acordo com o planejado e monitorar a performance de todos os indicadores, para que nada fuja do previsto.

Porém, o problema que muitos gestores enfrentam ao monitorar tais ações por meio de ferramentas convencionais é a limitação das mesmas, pois, na maioria das vezes, as funcionalidades ficam restritas ao computador de mesa.

Se uma empresa possui várias unidades, centros de custos e, consequentemente, vários planos de ação e um planejamento orçamentário a serem monitorados, mobilidade é essencial. Ter um software que possibilite a análise de performance de dados, sem limitar ao gestor estar dentro do escritório, é libertador. 

 

A inovação a um passo de distância

A tecnologia traz inovações constantes. Há empresas que investem em soluções digitais que tragam cada vez mais mobilidade ao gestor, para que ele possa acompanhar o planejado x realizado, mesmo à distância. Para isso, é preciso desapegar de métodos convencionais.

Muitas instituições já estão utilizando softwares de gestão orçamentária para desenvolver o planejamento financeiro e assim, ter acesso a recursos como projeção de fluxo de caixa, projeção de cenários, forecast, entre outros. Tal ferramenta proporciona mais agilidade, segurança e transparência na gestão empresarial, mas não é só isso.

Hoje em dia, há aplicativos com armazenamento na nuvem, que permite que o gestor utilize o software de qualquer lugar que tenha acesso à internet e não somente no servidor da empresa. É muito mais mobilidade para o administrador, que muitas vezes precisa se locomover de uma unidade a outra ou participar de reuniões externas, até mesmo trabalhar em home office.

Além disso, atualmente quase tudo é realizado por meio de um tablet ou celular. Se é possível realizar transferências bancárias, conversar com pessoas do mundo todo e comprar com apenas poucos cliques, por que não gerenciar as finanças da empresa por meio de um desses dispositivos?

Se sua preocupação é a segurança, saiba que o computador do seu escritório não é mais seguro que tais aplicativos. Todo dispositivo eletrônico é passível de falhas, podendo acarretar perdas de dados e até mesmo invasão de hackers. Os investimentos em segurança da informação por parte das empresas de software são constantes, fazendo com que a tecnologia na nuvem tenha acesso restrito dos usuários, criptografia de dados, backup de alta disponibilidade e uma série de recursos que proporcionam uma maior confiança para a empresa.

Se você é um profissional antenado e dinâmico, aposte na mobilidade. Invista em ferramentas que proporcionem segurança, transparência e agilidade para que sua gestão empresarial e seu planejamento estratégico não fiquem limitados.

Leia Também

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

19/01/2021

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

É importante que as empresas tenham uma visão clara de sua situação, entendam os possíveis cenários e estejam preparadas para tomadas de decisão rápidas. Um bom planejamento orçamentário e uma preparação para diferentes cenários críticos são essenciais para controlar os possíveis prejuízos. [Leia mais]

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

12/01/2021

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

No varejo existe uma necessidade do aumento constante de vendas, sendo os indicadores de desempenho ainda mais cruciais. Em especial depois de um ano conturbado como 2020, em que traçar objetivos e estratégias se mostrou extremamente necessário para o novo ano. [Leia mais]

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

05/01/2021

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

Os indicadores de performance são dados quantificáveis determinados pelo gestor para analisar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.